30/08/2011 09h47 – Atualizado em 30/08/2011 09h47

Transforme seu computador numa central de multimídia

XBMC, programa gratuito e de código aberto, substitui Media Center.
Software pode servir até como sistema operacional completo, com Linux.

Ronaldo Prass Especial para o G1*
Header Tira-Dúvidas Tecnologia Ronaldo Prass VALE ESTE (Foto: Editoria de Arte/G1)
O XBMC é um aplicativo de gerenciamento de mídias que transforma o computador numa central de multimídia (Foto: Reprodução)O XBMC é um aplicativo de gerenciamento de
mídias  (Foto: Reprodução)

A coluna Tira-dúvidas de hoje apresenta um aplicativo para gerenciamento de mídias gratuito que pode ser instalado no Windows, Linux ou Mac OSX. O XBMC não é só mais um player multimídia, mas uma solução completa para áudio, vídeo, imagens e internet compatível com o Xbox.
Desenvolvido com tecnologia de código aberto, o XBMC tem se mostrado uma excelente alternativa ao Windows Media Center, presente apenas nas versões Home Premium, Professional, Ultimate, Enterprise do Windows. Mesmo para os usuários do Linux, também podem contar com um programa que transforma o equipamento num ‘Hub’ de entretenimento. O programa pode ser baixado diretamente no site do projeto.
Versátil
O XBMC oferece amplo suporte de codecs para execução dos inúmeros formatos de vídeos, também permite organizá-los listas de favoritos personalizadas. Quando o computador estiver conectado na internet, é possível assistir vídeos por streaming de canais de televisão.

O XBMC oferece amplo suporte aos formatos de vídeos (Foto: Reprodução)

Armazene conteúdo de mídia digital e reproduza da televisão
Conectado a televisão, todo o conteúdo de multimídia do PC pode ser visualizado numa tela de alta definição. O aplicativo conta um visual excelente e uma interface intuitiva. A seleção de conteúdo fica organizada em seções: ‘Previsão do Tempo’, ‘Imagens’, ‘Musicas’, ‘Vídeos’ e ‘Programas’.

Complemento xbmc (Foto: Reprodução)

Entre as funcionalidades adicionais, estão disponíveis gratuitamente para download dezenas de complementos, skins e programas para ‘turbinar’ o XBMC. Um outro recurso interessante é a criação de slideshows com galerias de imagens publicadas no Facebook, Flickr, Picasa, Last.FM SlideShow, etc.
Transmita os vídeos ou músicas por streaming
Caso o equipamento esteja conectado numa rede doméstica, é possível exibir o conteúdo pelo próprio programa. Para isso basta habilitar o serviço de streaming pelo protocolo http ou UpnP, adicionar um usuário e senha. Após, informar o IP ou nome da máquina que o XBMC está instalado.

Música XBMC (Foto: Reprodução)

A vantagem de usar esse recurso é a possibilidade de controlar o player usando o navegador de internet, se preferir use um smartphone ou um tablet como controle, já que o aplicativo conta com um complemento (WTtouch) que torna a navegação customizada para dispositivos com a tela touchscreen.

Sistema operacional
O XBMC também é distribuído em forma de sistema operacional completo, inclusive o usuário pode conferir a sua compatibilidade executando o sistema no modo liveCD. O procedimento de instalação é o mesmo de instalar uma distribuição Linux convencional, já que essa versão é baseada no Debian.

É possível criar configurar um computador para que funcione com uma central de multimídia dedicada instalando o XBMC como sistema operacional (Foto: Reprodução)É possível criar configurar um computador para que funcione com uma central de multimídia dedicada instalando o XBMC como sistema operacional (Foto: Reprodução)