Você já assistiu Fargo?

Não, não estou falando do filme de 1996, dirigido pelos irmãos Coen. O filme serve apenas de inspiração para a série Fargo, que teve sua primeira temporada exibida em 2014.

A primeira temporada se passa em Janeiro de 2006 na cidade Bemidji, Minnesota, e conta a história do vendedor de seguros Lester Nygaard, brilhantemente interpretado por Martin Freeman (O Hobbit / Sherlock Holmes). Lester tem sua vida e, posteriormente, sua personalidade violentamente alteradas após um encontro com o assassino de aluguel Lorne Malvo, interpretado por Billy Bob Thornton (O Juiz / Armageddon).

Lester Nygaard (Martin Freeman) e Lorne Malvo (Billy Bob Thornton)

A partir desse encontro, fica nítido para quem assiste a série que Malvo representa um predador em busca de presas para matar ou para corromper, e que Lester representa o ingênuo que é facilmente capturado e modificado, tal como Dr. Frankenstein e sua criação. Criador e criatura desencadeiam uma enxurrada de mortes – muitas vezes absurdas.

Os policiais Molly Solverson (Allison Tolman) e Gus Grimly (Colin Hanks) são os responsáveis por investigar e solucionar a série de crimes ligados aos dois personagens principais.

Os policiais Molly Solverson (Allison Tolman) e Gus Grimly (Colin Hanks)
Os policiais Molly Solverson (Allison Tolman) e Gus Grimly (Colin Hanks)

Durante seus 10 episódios, a trama apresenta em alguns momentos um ritmo mais lento, o que não afeta o desenrolar da história ou o interesse do espectador.

A segunda temporada, iniciada em Outubro de 2015, tem como conexão com a temporada anterior o personagem Lou Solverson, pai de Molly e também policial. Interpretado na primeira temporada por Keith Carradine (Dexter / The Big Bang Theory / Cowboys & Aliens) e nesta por Patrick Wilson (Invocação do Mal), é o responsável pela investigação do “Massacre de Sioux Falls”, assassinatos ocorridos numa lanchonete no ano de 1979, e frequentemente mencionado na primeira temporada. A história, dessa vez, se passa na cidade de Luverne, Minnesota.

Patrick Wilson (2ª temporada) e Keith Carradine (1ª temporada) como o policial Lou Solverson.
Patrick Wilson (2ª temporada) e Keith Carradine (1ª temporada) como o policial Lou Solverson.

Assim como Lester teve sua vida alterada após conhecer Malvo na primeira temporada, o casal Peggy (Kirsten Dunst) e Ed Blumquist (Jesse Plemons) tem sua vida virada de ponta cabeça após um atropelamento, desencadeando também um conflito entre os criminosos locais e a máfia de Kansas City. E a enxurrada de mortes se repete e recheia a história.

Casal Blumquist - Ed (Jesse Plemons) e Peggy (Kirsten Dunst).
Casal Blumquist – Ed (Jesse Plemons) e Peggy (Kirsten Dunst).

Assim como a temporada anterior, a história é apresentada em 10 episódios, e conta com um belíssimo ambiente retratando o final dos anos 70, o que é um show a parte.

Nessas duas primeiras temporadas, a produção chamou a atenção não só pelas histórias muito bem construídas e pelas locações sempre invernais, mas também por sequências que beiram o surreal e funcionam muito bem para cativar aqueles que não perdem uma boa série. A série mistura um humor negro vibrante, drama e doses de violência nada homeopáticas, com sangue espirrando pela tela da TV.

Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi.
Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi.

A terceira temporada já está sendo preparada para 2017, e será estrelada por Ewan McGregor (Moulin Rouge / Star Wars: Episódio 3 – a Vingança dos Sith), que interpretará os gêmeos Emmit e Ray Stussy, de personalidades e destinos muito diferentes. A nova temporada terá ligações com as duas anteriores, o que ainda é mantido em segredo pelo diretor Noah Hawley.

A série Fargo é uma produção da FX em parceria com a MGM Television.