Fala, galera!

Visão Além do Alcance na área, e a nossa análise de hoje é sobre a mais nova animação do mangá Berserk, intitulada “Berserk 2016”.

 

berserk2
Bando do Falcão

 

História

Bom, caso você tenha ficado preso numa cápsula criogênica ou hibernado em uma sonda espacial nos mais distantes confins do universo pelos últimos 28 anos, a história de Berserk narra saga do espadachim solitário Guts e toma como base figurinos, características e momentos da cultura europeia. Guts teve uma infância muito difícil, tendo que lidar com várias situações polêmicas, mas conseguiu alcançar seu objetivo: tornar-se um espadachim e domar sua gigantesca espada, a “Dragon Slayer “. Ex-mercenário, Guts pensa ter encontrado seu lar no Bando do Falcão, liderado por Griffith e composto por outros personagens importantes, como a mulher espadachim Caska, Pippin, Corkus e Judeau, com quem várias vitórias foram alcançadas, entretanto, algo estava destinado a acontecer e mudar a vida de todos para sempre, conforme a premonição do Nosferatu imortal Zodd. A atmosfera de Berserk é sempre muita pesada e sombria, e os raros alívios cômicos ficam a cargo do elfo Puck. Tudo piora quando o carma de Griffith vem à tona, fruto da sua forte ligação com o ovo milenar Behelit, a chave que liga as profundezas do mundo espiritual e o mundo humano: os “Mãos de Deus”, seres de mais alto nível do mundo oculto, são invocados. Após diversas reviravoltas, os sobreviventes do encontro com os representantes das sombras são marcados com o símbolo do agouro, responsável por atrair todo tipo de mal para aqueles que o receberam e a partir daí chegamos ao atual momento do anime.

 

Mangá

O mangá é escrito e ilustrado por Kentaro Miura e iniciou como um “one-shot” de 48 páginas, nomeado Berserk Prototype, não fazendo parte da história principal. O primeiro capítulo do mangá de fato saiu em 1989 no Japão pela editora Hakusensha, de onde nunca saiu; em compensação, sua periodicidade foi alterada diversas vezes, causando grande desconforto entre os fãs pelos constantes hiatos. No Brasil, a publicação fica a cargo da editora Panini, e começou em formato meio tanko em 2005. Atualmente, uma edição de luxo em tanko é lançada e encontra-se no décimo segundo volume. As fases do mangá são: O Espadachim Negro (vol. 1 ao 3), Era de Ouro (vol. 3 ao 14), Convicção (vol. 14 ao 21), Império Milenar do Falcão (vol.22 ao 35) e Fantasia (vol. 35 – presente).

 

berserk3
Primeira edição luxo da Panini

 

Anime

O primeiro anime iniciou em 1997,dirigido por Naohito Takashi, produzido pelo estúdio OLM e transmitido pela Nippon Television. Finalizado em 1998 com 25 episódios, o anime adaptou a saga do Espadachim Negro e a Era de Ouro e por isso há tanto interesse neste novo anime de 2016; afinal, nunca houve adaptação dos outros volumes. Estes 25 episódios foram condensados em 3 longas-metragens, suficientes para compreensão da história e para possibilitar o acompanhamento do novo anime, que já tem 12 episódios confirmados.

 

Porque sim

* Esta é a chance de finalmente vermos momentos icônicos do mangá animados, como a aparição da famosa armadura Berserk;

* A trilha sonora e toda parte de áudio é fantástica, passando os sentimentos dos personagens e possibilitando imergir-se dentro das batalhas, o rangir da espada é algo único;

* A fotografia é muito bem executada, com cenários tridimensionais belíssimos;

* As cenas de ação produzidas em parceria pelos estúdios GEMBA e Millepensee fazem o sangue ferver.

 

Porque Não

* A censura – apesar de não excessiva – existe, o que causou mudanças e cortes em cenas mais quentes e violentas, deixando alguns fãs bem irritados;

* Sabe aquela qualidade visual do cenário? Bom, ela é mal utilizada para os personagens, criando uma sensação de movimentos não fluidos, algo semelhante a robôs;

* A sincronia entre a dublagem e movimentos de boca dos personagens não é das melhores e pode incomodar bastante.

Bem, é isso pessoal! Comentem abaixo o que vocês acham, se concordam ou não, a opinião de vocês é muito importante. Nos despedimos aqui e até a próxima.

COMPARTILHAR
Posts anteriorAquecimento Oscar 2017: Os filmes nacionais na disputa pela indicação
Próximo PostNarcos é maior que a própria História
NeZ teve uma sorte danada na infância,foi apresentando ao mundo dos games por seu tio, o qual tinha uma locadora de games e o presenteou com um Atari surrado. Depois disso o menino gostou da brincadeira e não parou mais. No mundo dos animes, porque não citar a influência da saudosa Rede Manchete, responsável pelo início da paixão com Os Cavaleiros do Zodíacos, assistido sempre em conjunto com seu irmão e amigos, o Tokusatsu favorito Jiraiya e Yu Yu Hakusho, homenageado em sua última tatuagem. Por falar nelas, duas e contando,mas que não chegue aos ouvidos da sua esposa, a Alemã é braba. De tanto colecionar, decidiu criar sua própria empresa de comércio de figuras de ação e estátuas, a King Puppen. Têm problemas em escolher qual Mangá ler primeiro.