Um estudo em vermelho: uma breve retrospectiva na vida da primeira powergirl do cinema de super-heróis – Natasha Romanoff, a Viúva Negra. 

Nem Capitã Marvel, nem Feiticeira Escarlate, muito menos a minúscula primeira Vingadora, Vespa: a primeira heroína a estampar nossas telonas e mostrar a força feminina não possui nenhuma habilidade extranormal, dotada somente por seu treinamento de espionagem que lhe garantiu o espaço no coração de todos nós. O Nerd Tatuado, nesse Dia Internacional da Mulher, dá destaque para a Viúva Negra.

Viúva Negra no traje mais famoso (criado em 1970), aqui no traço do mestre Paul Gulacy.

Natasha Romanoff estreou nos quadrinhos em 1964, sendo originalmente uma espiã russa vindo de Stalingrado. Desde nova foi introduzida na arte da espionagem e treinada pelo seu pai adotivo em Moscou. Através desse treinamento e ainda muito jovem ela conheceu Logan o homem que viria se tornar o Wolverine. Quando adolescente, foi sequestrada e seu pai teve de se aliar ao capitão América e Wolverine para resgatá-la. Após seu pai ser mortalmente ferido, para salvar a vida dele, ela se submete a um experimento similar ao do super-soldado (dado também ao Soldado Invernal) que deu a ela um sistema de imunidade sobre-humano, aumentou seus níveis de resistência e envelhecimento retardado, o que lhe gerou uma longa vida.

Acima: Natasha Romanoff em 1964, quando ainda não vestia o traje de Viúva Negra. Embaixo: primeiro uniforme em 1965.
Nesse período foram implantadas falsas memórias em Natasha, quando então passou a ter um breve relacionamento com o Soldado Invernal. Conheceu o homem que viria ser seu marido, Alexi Shostakov, o Guardião Vermelho, morto em um teste com um foguete espacial. Natasha passa a culpar os norte-americanos por isso, jurando vingança, se empenhando em novos trabalhos como superespiã e sabotadora. Ela se une ao Gavião Arqueiro para tentar derrubar o milionário Tony Stark e sua Stark Interprise, pois descobrira que a empresa foi grande fornecedora de armamento ao governo; a dupla lutou algumas vezes contra o Homem de Ferro, logo engataram um romance e quando Clint Barton decide se tornar um vingador ela decide enveredar pelos bons caminhos juntos. A Viúva Negra foi capturada pelos soviéticos que fizeram lavagem cerebral nela e a usaram novamente para derrubar os Vingadores, junto com Espadachim e Magnum. Ela conseguiu sobrepujar o controle mental e ajudar os Vingadores a derrotarem seus inimigos, a partir de então passando a lutar contra o crime usando suas habilidades.

Acima: Natasha e Alexi Shostakov. Embaixo, confronto com o Homem de Ferro.
O novo caminho escolhido a leva a cruzar com o Demônio de Hell’s Kitchen, o Demolidor, com quem formou uma dupla e manteve um relacionamento amoroso durante anos. Após o rompimento com Matt Murdock, ela recebe um convite de Nick Fury para entrar para a SHIELD como uma agente e espiã a seus serviços, integrando os Vingadores também, porém sua atuação na equipe não durou muito. Em sua passagem por São Francisco, se uniu a um time de heróis denominados Os Campeões, uma equipe formada por Motoqueiro Fantasma, Hércules, Homem de Gelo e Anjo, chegando a liderar a equipe. Nesse período ela passa a namorar Hércules. Com a dissolução dos Campeões, Natasha volta aos Vingadores, assumindo a liderança do grupo. A equipe sofre várias baixas e ela se afasta, voltando a procurar Matt Murdock, o Demolidor, o que a levou a participar do arco Diabo da Guarda. Une-se aos heróis urbanos, os Paladinos Marvel, Shang Chi, Demolidor e Cavaleiro da Lua para caçar o Justiceiro em Marvel Knights, e após esse período ela decide tirar férias da vida de heroína, voltando a atuar como espiã.
Uma parceria que marcou os anos 1970, Viúva Negra e Demolidor, o casal de vigilantes urbanos. Atualmente nada daquele tempo ficou no coraçãozinho dos dois, exceto as lutas.
Natasha descobre que outra Viúva Negra havia sido treinada pela Sala Vermelha: era Yelena Belova, uma agente bem mais agressiva que ela. No entanto, essa nova versão da Viúva Negra não obteve sucesso em derrotar a antiga. Durante Guerra Civil, Natasha Romanoff toma partido de Tony Stark, o Homem de Ferro, e, com a vitória de Stark, passa novamente a integrar os Vingadores. Durante Reinado Sombrio, Natasha Romanoff se passou por Yelena Belova para integrar os Thunderbolts, a equipe dos foras da lei, porém seu período não durou muito por lá, deixando a equipe. Na nova fase da Marvel Comics, a Viúva Negra atualmente é, ao mesmo tempo, Vingadora e agente da SHIELD, e seguiu com sua revista própria, escrita por Nathan Edmondson e Mark Waid, desenhada por Phil Noto e Chris Samnee.

Gostou de conhecer a história da Viúva Negra? Conta pra gente que personagens você quer conhecer!
Loading Facebook Comments ...