NerdicesQuadrinhos

O fim de Dark Nights: Metal, da DC Comics

Dark Nights: Metal chegou ao fim!

 

A frenética fase de Scott Snyder e Greg Capullo mexeu com as estruturas da DC Comics, introduzindo seus próprios conceitos e iniciando uma nova era de heróis para a Editora das Lendas.

Novos Personagens e Conceitos

Começamos logo com um dos trunfos do evento: seus conceitos do Multiverso. Entre os grandes vilões do quadrinho, estavam os Cavaleiros das Trevas, versões vilanescas do Batman vindas diretamente do Multiverso Sombrio. Tal Multiverso é composto pelas piores ideias já concebidas, repleto de mundos instáveis à beira da destruição. Mesmo que alguns dos Cavaleiros estejam mortos, outros continuarão aparecendo no Universo DC, como o Batman Que Ri, que já foi confirmado em The Immortal Men.

Mas, afinal, como um mundo vai para o Multiverso Sombrio? Para que essa decisão seja tomada, existe a Forja dos Mundos. Nela, uma espécie de Deus Gavião, o Forjador, analisa a estabilidade dos mundos e decide se farão parte do Multiverso principal ou do Sombrio. Caso sejam instáveis, eles devem ser destruídos por Barbatos, com suas energias devolvidas à Forja.

No entanto, o ser de destruição matou seu mestre e os mundos que deveriam morrer passaram a viver. Durante um certo período, Carter Hall, o Gavião Negro, foi transformado no Forjador, mas ele foi livrado do cargo no fim de Metal. Mesmo assim, o ser multiversal ainda aparecerá em The Unexpected.

Digna de menção honrosa, também foi introduzida uma 53ª Terra ao Multiverso principal, povoada por chimpanzés semelhantes ao Detetive Chimp.

Futuros Arcos

• Surge a Nova Era de Heróis da DC. São mostrados os Homens-Imortais analisando imagens do Sideways e dos protagonistas de The Unexpected, que surgiram após a liberação de energias resultante da ruptura nas barreiras do Multiverso. Como bem sabemos, esses não são os únicos novos heróis;

• Tal ruptura também afetou o Sonhar, de Sandman. Vemos Lucien avisando a seu mestre que sua biblioteca parou de pegar fogo, mas nota que tanto Daniel Hall quanto um livro importante estão desaparecidos;

• Os Controladores iniciam a criação de novos Darkstars, que serão protagonistas do arco Darkstars Rising de Hal Jordan and the Green Lantern Corps, com início programado para abril de 2018;

• A Mulher-Maravilha terá que enfrentar um grupo conhecido como Panteão Sombrio, que se revelou após os eventos de Metal. Eles serão os antagonistas do arco The Dark Gods da revista solo da princesa amazona, que começa em maio de 2018;

•Atlântida emergirá para a superfície, mas tal trama ainda não foi oficialmente divulgada;

• Temos um vislumbre de Barry Allen e Wally West se enfrentando em Flash War, arco de The Flash que começa em junho;

• Por fim, surgem as entidades que enfrentarão a Liga da Justiça em Justice League: No Justice;

• Além das visões, Bruce Wayne revela que a Casa dos Heróis já está se reestruturando;

• Já foi confirmado um novo título solo do Gavião Negro, escrito por Robert Venditti e ilustrado por Bryan Hitch.

A Abertura da Muralha da Fonte

Para derrotar Barbatos, os maiores heróis da DC se uniram e usaram o Décimo Metal para reparar os danos criados pelos Cavaleiros das Trevas. Com a paz restaurada, todos pensavam que o mundo estava seguro novamente… mas, se enganaram. A energia liberada atingiu a Muralha da Fonte, quebrando-a e expandindo o Multiverso. O roteirista Joshua Williamson já confirmou que isso será abordado em No Justice.

No Justice

A verdadeira sequência de Metal. Escrita por Scott SnyderJames Tynion IV e Joshua Williamson, com a bela arte de Francis Manapul, a minissérie de quatro partes Justice League: No Justice mostrará as Ligas da Justiça, os Titãs e alguns vilões se unindo para enfrentar quatro misteriosas entidades. Serão formadas quatro equipes: Mistério (Superman, Estelar, Caçador de Marte, Starro e Sinestro), Entropia (Batman, Exterminador, Mutano, Lobo e Lex Luthor), Maravilha (Mulher-Maravilha, Etrigan, Zatanna, Ravena e Senhor Destino) e Sabedoria (Flash, Robin, Cyborg, Átomo e Arlequina). No fim de tudo, serão formadas novas Ligas e novas equipes de Titãs.

Uma Nova Liga

Enquanto novas Ligas se originarão depois de No Justice, uma já terá se formado após Dark Nights: Metal. Com o objetivo de fortalecer suas fileiras, o Batman recrutou o Caçador de Marte e a Mulher-Gavião para o grupo, iniciando novas aventuras. Além disso, os Lanternas Verdes Simon Baz e Jessica Cruz serão substituídos por John Stewart. Essa equipe fará sua estreia em Justice League#1, de junho, escrita por Scott Snyder e ilustrada por Jim Cheung, que será acompanhado por Jorge Jimenez no time artístico. Além disso, teremos o retorno da Sala de Justiça, visto que a Torre de Vigilância foi destruída recentemente na Liga da Justiça de Christopher Priest.

The New Age of Heroes

A Nova Era dos Heróis já foi mencionada anteriormente, mas que tal a conhecermos um pouco melhor? Abaixo, confira os nomes, as equipes criativas e as sinopses dos títulos da nova iniciativa da DC Comics!

• Damage, de Robert Venditti e Tony S. Daniel:
“Ethan ‘Elvis’ Avery só queria servir a seu país. Ao invés disso, ele foi transformado em um monstro!
Designado como a bomba-relógio viva do governo, Ethan não tem controle de quando o monstro assume. A fera é mais barata que uma ogiva nuclear e duas vezes mais efetiva e Ethan luta para controlar a destruição causada quando ele se liberta por uma hora diária. Com todos ao seu redor em perigo, Ethan luta para conter o DANO que inflige ao Universo DC.”
• The Silencer, de Dan Abnett e John Romita Jr.:
“Ela é uma das assassinas mais mortais do Universo DC… e você nunca ouviu falar dela. Super-forte, altamente treinada e armada com habilidades meta-humanas devastadoras e furtivas, a Silencer é virtualmente invencível. Ou, pelo menos, era. Depois de décadas como assassina-chefe da Leviatã, Honor Guest já cumpriu seu tempo e conseguiu sair com sua pele intacta. Agora, ela vive uma vida normal, com uma família normal, numa casa normal, numa rua normal. Mas, o passado voltou para assombrá-la na forma de sua antiga empregadora e uma nova missão mortal… e Talia Al Ghul não irá aceitar um ‘não’ como resposta.”
• Sideways, de Dan DiDio, Justin Jordan e Kenneth Rocafort:
“Durante os eventos de Dark Nights: Metal, o estudante Derek James acidentalmente caiu numa brecha para a dimensão de Matéria Escura! Agora, como Sideways, ele pode criar fendas do nada e pular para outras dimensões quando quiser! Mas, tanto poder traz grandes riscos — e rasgos estão começando a se formar no tecido do espaço-tempo contínuo…”
• The Terrifics, de Jeff Lemire, Ivan Reis e Evan “Doc” Shaner:
“Unidos pelo destino e pelo espírito de exploração e esperança pelo amanhã, os Terrifics são ligados ao Multiverso Sombrio de Metal! Quando Sr. Incrível, Metamorfo, Homem-Borracha e Etérea se encontram literalmente ligados por um acidente trágico, nossa equipe de aliados improváveis deve confiar uns nos outros para conseguir retornar para casa. Mas, uma revelação surpreendente durante a viagem de volta os faz enfrentar um novo mistério: onde no universo está Tom Strong?”
• The Immortal Men, de James Tynion IV e Jim Lee:
“Há uma história secreta sobre heróis do Universo DC que protegem a humanidade das sombras desde a aurora dos tempos… heróis que podem viver para sempre. Que entrem os Homens-Imortais! A equipe, liderada pelo Homem-Imortal, travou uma guerra secreta contra a Casa da Conquista por anos incontáveis — mas, a Conquista causou uma perda devastadora. Quando sua base de operações, conhecida como Campus, é atacada com selvageria, os Homens-Imortais devem procurar sua última esperança — um novo meta-humano chamado Caden Park! Os poderes emergentes de Caden podem garantir a sobrevivência dos Homens-Imortais — mas, será que a Conquista irá obtê-lo primeiro?”
• The Curse of Brimstone, de Justin Jordan e Philip Tan:
“Joe Chamberlain não é só um garoto comum tentando viver em sua cidadezinha esquecida, York Hill — ele, sem saber, também fez um pacto com o demônio que o amaldiçoou como o ENXOFRE! Agora, com o poder de fogo e destruição na palma de suas mãos, o Enxofre pode reerguer sua cidade e buscar vingança contra o demônio que o amaldiçoou — mas, para manter sua forma heroica, Joe terá que aguentar cada segundo de dor flamejante.”

• New Challengers, de Scott Snyder e Andy Kubert:

“Personagens que vivem em risco, fugindo da morte em direção aos maiores mistérios, maravilhas e terrores do universo! É um novo grupo numa nova missão com a história e grandiosidade dos Desafiadores do Desconhecido originais. A trama começa com o retorno da Montanha dos Desafiadores após anos de sumiço e fica cada vez mais maluca…”
• The Unexpected, de Steve Orlando e Ryan Sook:
“Depois de Dark Nights: Metal, o Universo DC foi mudado para sempre e novos heróis saem das sombras. No meio disso tudo, está Janet Fals… a Firebrand! Uma paramédica dedicada a salvar vidas, agora ela deve entrar em combate a cada 24 horas para alimentar o Motor de Conflito que substitui seu coração. Mas o coração de Janet não é só uma maldição – é um farol, convocando os misteriosos Neon, o Desconhecido, e a sedutora a malevolente Má Samaritana. Um deles quer partir o coração dela, enquanto o outro quer salvá-lo – mas nenhum deles sabe do verdadeiro perigo oculto que irá iniciar uma caça a super-heróis que vai de Thanagar ao coração do Multiverso Sombrio!”
Sandman Universe

Daniel Hall, o Sonho, teve uma participação importante em Metal ao explicar para nossos heróis o funcionamento do Multiverso Sombrio. Depois que a grande batalha acabou, Lucien percebe que há um livro desaparecido na Biblioteca do Sonhar e isso está relacionado à Sandman Universe, um grande relaunch dos personagens criados por Neil Gaiman. Nesse relaunch, teremos uma one-shot (escrita por Nalo Hopkinson, Kat Howard, Si Spurrier e Dan Watters, ilustrada por Bilquis Evely, que é brasileira) que resultará em quatro títulos separados: House of Whispers (de Hopkinson), Books of Magic (de Howard), The Dreaming (de Spurrier) e Lucifer (de Watters).

A Conclusão do Batman de Snyder e Capullo

Com certeza, o maior feito de Metal foi concluir essa fase do Batman iniciada em 2011. Depois de mais de 50 edições – mais de 100, se considerarmos Batman Eternal – e 7 anos, finalmente vimos Scott Snyder e Greg Capullo terminarem sua grande história do Homem-Morcego. No Brasil, já foram lançados 5 encadernados sobre o começo dessa trama best-seller – A Corte das Corujas, A Noite das Corujas, A Morte da Família, Ano Zero e O Homem Que Não Estava Lá -, faltando cerca de dois ou três para completá-la.

Fonte: Nerdologista.

Wagner Ávlis

Crítico de histórias em quadrinhos, membro da Academia Maceioense de Letras, articulista e professor de língua portuguesa.