Novidades

O Festival de Sundance

Caro leitor, venha conhecer sobre o maior festival de filmes independentes do mundo: O festival de Sundance!

Sundance Film Festival

Antes conhecido como Utah/U.S. Film, o Festival foi criado em 1978. Robert Redford, um dos grandes diretores e atores criou o Sundance Institute para ajudar novos cineastas a divulgarem seus filmes. Em 1985 então, o Utah film festival foi incluído na programação do Sundance Institute e transformado em um festival para filmes independentes, ganhando assim o nome de Sundance Film Festival.

Com o passar dos anos se tornou o maior festival de filmes independentes do mundo! Vários filmes ao qual passaram no festival receberam muitos elogios e indicações a vários prêmios internacionais, incluindo o Oscar. Ele acontece todos os anos no mês de janeiro, em Park City Utah.

O mesmo promove inclusão, diversidade e representatividade para as minorias, com isso se tornou um festival conceituado e muito valorizado pelos envolvidos com a sétima arte.

Uma diretora premiada no festival, após o sucesso no evento, recebeu a oportunidade de ser a diretora de “Aves de Rapina – Harley Quinn e sua Emancipação Fantabulosa”.

O último vencedor do festival (2020) é o elogiadíssimo Minari de Lee Isaac Chung, que conta a história de uma família coreana em busca do sonho americano. Minari já desponta com grandes chances de indicações.

O Festival em 2021

Devido a pandemia o festival está com sua programação reduzida com a maior parte sendo online (apenas para os EUA) e com algumas sessões presenciais na cidade do festival, além de drive-ins de vários estados norte-americanos… O festival acontece de 28 de janeiro a 3 de fevereiro.

Este ano, temos 02 filmes brasileiros que passarão por lá, dentre eles está o filme Nuvem Rosa da diretora gaúcha Iuli Gerbase. O filme está competindo na categoria World Cinema Dramatic Competition, juntamente com outros 9 concorrentes de outros países.

Na trama, um casal desconhecido é forçado a morarem juntos por um longo período de isolamento devido a uma nuvem rosa tóxica que atingiu várias cidades pelo mundo. Apesar de ser um filme que remete a pandemia a qual estamos passando, a diretora Iuli Gerbase informou na reportagem para o Estado de Minas que começou a escrever o roteiro em 2016 e o filme foi rodado em 2019!

O curta metragem pernambucano Inabitável de Matheus Farias e Enock Carvalho está concorrendo na categoria Short Film Grand Jury Prize. Antes da premiere em Sundance, ele já participou de 18 festivais brasileiros e saiu vitorioso em 12 premiações, incluindo o Festival de Gramado.

Foi rodado em Recife durante a pandemia… Na trama acompanhamos a jornada de Marilene (Luciana Souza) em busca de sua filha trans Roberta que está desaparecida. O filme aborda questões sociais em meio ao genocídio de pessoas trans. O filme foi realizado graças ao incentivo público, tais como do Funcultura Audiovisual, do Governo do Estado de Pernambuco.

 

Karen Araki

Nerd baixinha sem tatoo, apaixonada e entusiasta da cultura pop, ama tanto cinema como livros, série e tv.