NT Lista – 5 filmes de zumbi para assistir depois de “Army of the Dead”
Com certeza um dos subgêneros mais amados no cinema de terror são os filmes de zumbis. Qualquer fã sabe que, desde as criaturas se rastejavam para conseguir fazer novas vítimas, até o “Exército dos Mortos” de Zack Snyder, muita água rolou.
Mas para quem ainda não é fã do gênero e quer se aprofundar mais no mundo dos comedores de cérebros (ok, isso demonstrou minha idade), preparamos uma lista com 5 filmes essenciais de zumbis.
Por mais que alguns desses longas possam ser bem engraçados, e outros tenham envelhecido tecnicamente, muitos ainda trazem momentos de roer as unhas. Não por menos, muitos deles estão nas melhores listas de produções mais assustadoras do cinema.
Por isso, nós separamos os cinco melhores filmes de zumbis, numa lista feita de fã para fã. Dê uma conferida e nos conte o seu favorito nos comentários:
Zumbi Branco, de 1932
Este foi o primeiro filme de zumbis da história. Dirigido poe Victor Halperin e estrelado pelo icônico Bela Lugosi (Drácula), a história acompanhava Legendre, que transformava pessoas no Haiti em trabalhadores zumbis usando uma poção estranha que ele mesmo havia criado.
O filme remetia a um livro de William Seabrook, chamado “A Ilha da Magia” (The Magic Island, 1929). Os conceitos apresentados por Seabrook abrangem pesquisa detalhada sobre relatos de rituais vodus que ele mesmo testemunhou quando esteve no Haiti em 1928.
A Noite dos Mortos Vivos, de 1968
Mesmo não sendo realmente o primeiro filme de zumbis, para muitos entusiastas do gênero a história começa aqui. Isso por que foi com este filme de George Romero estabeleceu as bases do que o cinema entenderia como filmes de zumbi dali em diante. Aqui surgem os comedores de cérebro, fruto de uma ciência misteriosa e perigosa.
Também foi aqui eu o suspense sagrou seu matrimônio com o horror, já que a trama é muito claustrofóbica. Na história, um grupo de pessoas fica isolada, presa numa casa do interior da Pensilvânia enquanto zumbis cercam o local. Simples, elegante e sanguinolento. Essencial para qualquer fã do gênero.
O despertar dos Mortos, de 1978 / Madrugada dos Mortos, de 2004
Estou trapaceando, mas vocês não vão me julgar por indicar um filme extra. Acontece que George Romero não pareceu satisfeito em definir o gênero de mortos vivos uma vez em 1968. Ele fez isso de novo dez anos depois.
Com seu “O Despertar dos Mortos”, Romero inclui um forte senso de sátira social e comentários ácidos sobre o consumismo americano, vinculando a ideia de zumbis a esse tema para sempre. Você pode me dizer que isso é óbvio, mas acredite em mim: So é óbvio depois que Romero apontou.
Por outro lado, se esta lista foi motivada por Army of the Dead, nova investida de Zack Snyder no mundo dos mortos vivos, seria um erro muito grande não citar seu remake do clássico de Romero, que mantém a premissa de um grupo preso em um shopping center durante o ataque dos zumbis e que foi um grande responsável pelo revival do gênero no começo da década de 2000.
Todo mundo quase morto, de 2004
No mesmo ano que Zack Snyder pisava no acelerador do Zumbimania nos EUA, na Inglaterra era lançado um filme fartamente elogiado pela crítica e pelo público. O filme trata-se de uma sátira do gênero, com o enredo girando em torno do personagem Shaun, um personagem blasé que tem sua rotina virada do avesso quando um apocalipse zumbi se inicia.
Com um roteiro afiado e muito bom humor para subverter as expectativas do público, é certamente um dos filmes mais originais dessa lista, tendo também influenciado várias paródias menos felizes, mas também divertidas ao longo dos anos.
Invasão Zumbi, de 2016
Dirigido por Yeon Sang-ho, este longa coreano faz parte de uma leva excelente do cinema naquele país. Sustentando-se no clima frenético em cenas violentas e emocionantes, o longa não deixa você piscar.
Muito elogiado pelo cuidado técnico com efeitos práticos e especiais, é também lembrado sempre pelas cenas de ação maravilhosamente orquestradas e pelo bom uso do ambiente fechado. Na trama, pai e filha em uma viagem se veem obrigados a sobreviver quando o trem em que estão é tomado por uma orda de mortos vivos. Com belas atuações, o filme se sustenta até o fim.
E essa foi a lista de cinco filmes que na verdade são seis. E poderiam ser muito mais. Não incluímos nessa lista, por exemplo, dois grandes clássicos que tem tudo para serem filmes de zumbis, mas não são: Eu Sou a Lenda e Extermínio. Além disso, tem muitos queridinhos dos fãs que não estão aparecendo aí e essa lista até poderia ter uma parte 2. Quem sabe, depende de vocẽs. Comenta aí em baixo qual filme vocẽ colocaria nessa lista.