Alerta de SpoilerSeriadosSériesStreaming

Alerta de Spoilers – Loki, 2021

Este texto se refere à estreia de Loki, do Disney+, no dia 9 de junho de 2021. Fique de Olho no Nerd Tatuado para nossa crítica ao fim da temporada

Desde seu desfecho em Ultimato, a expectativa pelo retorno de Loki era enorme. Desde que sua própria série foi anunciada e os materiais de divulgação foram saindo, a espera tornou-se uma tortura. Mas tivemos que esperar. Antes do retorno do deus da trapaça, “WandaVision” partiu nossos corações e O “Falcão e o Soldado Invernal” quebraram definitivamente as barreiras entre o cinema e a TV. O que esperar de Loki então?

Há quem aposte em uma trama complexa de viagens no tempo e uma quebra da realidade que pode mudar para sempre o multiverso Marvel, repercutindo nos filmes do Doutor Estranho e no mais próximo longa do Homem-Aranha. Bem, o que aprendemos até aqui? Vem comigo, mas só se você não tiver fobia de spoilers.

O ponto de partida

O tempo corre diferente na TVA (uma espécie de agência reguladora do tempo, até onde sabemos), mas o coração dos fãs estava carente de ver seus personagens preferidos. Então a primeira cena de Loki é literalemente a cena de sua participação em últimato, acrescida de apenas um close-up de um Tom Hiddleston se divertindo horrores.

Após a fuga de Loki, ele rapidamente se vê detido de novo, sem mal poder respirar um pouco de ar puro. Como nos é dito adiante, essa versão do deus da trapaça não representa ameaça alguma aos protetores do tempo. Levado para uma repartição burocrática e com elementos retrô – a impressora me fez rir de uma forma que os mais novos nunca vão entender – que dá o tom do humor da série ao mesmo tempo que elabora pequenos retcons nos conhecimentos e experiências do personagem título. Descobrimos, por exemplo, que Loki sabe bastante sobre robôs e já aprontou em Midgard outras vezes antes do primeiro filme do Tor, com direito a um roubo hollywoodiano que estava no trailer e que, confesso, me frustrou por ser apenas uma gag.

TVA – Time Variance Authority

Logo vamos ao momento exposição e a Marvel, de forma inteligente cria uma sequência animada para nos distrair enquanto nos dá toda a informação de mão beijada. Descobrimos que houve uma guerra dimensional e que seres superiores corrigiram uma anomalia que levaria ao fim de tudo, criando uma única linha do tempo sagrada e incorruptível, criando a TVA para manter a ordem e eliminar variantes de pessoas que escapam dessa linha do tempo.

Loki afirma ser isso um absurdo e preciso lembrá-los, essa é a série dele. Tudo são ilusões meus amigos e poderia apostar meu último tostão que tem caroço nesse angu.

Bem, a TVA está perseguindo um variante que está literalmente tocando o caos em todos os tempos possíveis, e que ao fim do episódio descobrimos ser uma versão do próprio Loki. Resta então uma opção ao nosso protagonista juntar-se ao Agente Mobius (Owen Wilson, hilário e perfeito no papel) ou ser apagado da existência.

O incrível é que a ameaça não impede que Loki fuja, apenas para descobrir tanto que seu destino está traçado para a morte nas mãos de Thanos em sua busca pelas jóias do infinito, quanto que para a TVA, as jóias do infinito não passam de souveniers, já que o poder de controlar as linhas do tempo é maior do que qualquer coisa apresentada até aqui. Se isso é verdade, descobriremos até o fim da série, mas é uma boa sacada de direção fazer com que Loki perceba isso justamente segurando a jóia do tempo. Detalhes, como é bom a atenção aos detalhes.

E vale a pena?

Toda a configuração da série é tão divertida e charmosa quanto todos esperavamos, e parece que a Marvel se esforçou bastante para garantir que a série não se sustente apenas nos ombros de Hiddleston e Wilson, apesar de a dupla ter muita química na tela. A união do roteirista de “Rick e Morty”, Michael Waldron, e da diretora de “Sex Education”, Kate Herron, rendeu bons frutos. E isso porque apenas tocamos a superfície dessa história. O que nos espera no fim desse buraco de minhoca? Só vão com calma e cuidado com suas aspirações, elas podem levar ao lugar errado. Assista no Disney+

Ps: Sem Mefisto.

Loki, 2021
Disney+
Direção: Kate Herron
Roteiro: Michael Waldron
Elenco:
Tom Hiddleston, Owen Wilson,
Wunmi Mosaku, Gugu Mbatha-Raw