Alerta de Spoiler

Alerta de Spoilers – Obi-Wan Kenobi (1×01)

ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS. REPETINDO, SPOILERS
CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO O TÍTULO

Surpreendendo a todas e todos, a Disney Plus liberou os dois primeiros episódios de “Obi-Wan Kenobi” mais cedo! E aqui no Nerd, corremos para contar para vocês o que aconteceu no primeiro episódio.

Star Wars” é uma franquia que atravessa gerações. Parece que foi ontem que a trilogia prequel era odiada pelos fãs. Hoje, figuras como Darth Maul e Mace Windu são reverenciadas como ícones pop da série. Mas nenhum personagem se tornou mais mais querido do que a versão jovem de Obi-Wan vivido por Ewan McGregor.

Obi wan Kenobi

Por isso, a longa recapitulação antes do primeiro episódio tem muito mais cara de tributo do que de memória, uma boa jogada. Assim como os fãs que cresceram com a nova série se arrepiam, os novos expectadores – Por que a nova trilogia certamente trouxe uma nova geração com ela – se ambienta logo de cara.

Tatooine… lá e de volta outra vez

Primeiramente temos uma breve cena da execução dos Padawans no templo. I.dicação de foreshadowing. Então partimos para o vislumbre de um lugar familiar.

Mas dessa vez as areias de Tatooine recebem uma visita inesperada. O episódio basicamente abre apresentando os Inquisidores – personagens conhecidos de quem acompanhou as séries animadas e os jogos, e sua perseguição implacável.

Seja como for, a série trata de explicar de novo. São caçadores do império com acesso a força, muitos ex-jedis, que servem de ponta de lança para encontrar sobreviventes da ordem 66.

Os novos(!?) vilões dão a tônica do episódio: “Um Jedi se caça sozinho.” Desde já é mostrado que a tática do império agora é promover a dor, execuções e torturas na população, forçando jedis que estejam escondidos a se revelar.

Obi-Wan está imerso nesse dilema e luta contra sua própria moral para permanecer escondido e proteger o jovem Luke à distância.

A pequena e destemida princesa

No primeiro episódiol temos o primeiro contato com a jovem Princesa Leia. Antes de tudo, uma grata surpresa. Vivien Lyra Blair (Birdbox) é jovem, mas entrega bastante nesse primeiro grande papel.  Também é agradável rever alguns rostos familiares e finalmente ver Alderaan em live action. Saber o fim que tamanho paraíso terá no futuro é de partir corações.

Seja como for, logo a história avança e a jovem princesa é sequestrada por piratas espaciais. Tudo um plano daquela que parece ser a principal antagonista da série: a Terceira Irmã, dos Inquisidores.

Tendo descoberto que Obi-Wan e o Bail Organa foram próximos nas Guerras Clônicas, o plano é usar a filha do senador para atrair o mestre jedi de seu esconderijo.

Funciona, e Ben parte para desenterrar seu velho sabre de luz.

E valeu a pena?

“Obi-Wan Kenobi” é a série de Star Wars na Disney+ que chega com a maior responsabilidade. Não é uma promessa como “The Mandalorian”. Bem como, não lida com um personagem menor como “Bobba Fett“. Em outras palavras, esssa série toca fundo no cânone da franquia e mexe com o coração de fãs que acabam de consolidar suas memórias com uma série que amam.

Isso pode limitar a criatividade? Podemos ter um prisão da liberdade narrativa? Ou espetáculo equilibrado de boa história e serviço aos fãs. Serão seis episódios e teremos essas respostas.