Alerta de SpoilerSeriadosStreaming

Alerta de Spoilers – What If…? 1×03

Este texto contém spoilers. Repetindo, SPOILERS
Caso você não tenha lido o título

No último alerta de Spoilers, falei que a série já tinha deixado bem clara o que pretendia com essa temporada. Eis que “What If…? 1×03” vem realmente testando a boa vontade de quem resolveu ficar.

Caso você tenha caído aqui de paraquedas, este é o Alerta de Spoilers, a coluna do Nerd Tatuado onde discutimos os lançamentos de séries em tempo real. Se acomode na cadeira, dê uma mordida em um bom sanduíche e vem com a gente.

Uma bola de canhão nos fractais

What If…? 1×03

Nos dois primeiros episódios, partimos de uma premissa simples: Uma pequena alteração que é capaz de criar todo um novo universo. Uma simples decisão de permanecer em uma sala, a decisão de delegar aos seus subordinados uma missãoq que você mesmo deveria ter feito. Ok, simples e sutil.

Agora, esqueça isso: Algum personagem resolveu matar Tony Stark. Sutileza zero, ou é isso que o episódio quer que você pense.

ANtes de tudo, o contexto. O episódio se passa em uma intercessão de eventos interessante. Enquanto o Homem de Ferro lida com seu corpo envenenado, um martelo cai no Novo México e o Dr. Bruce Banner tenta escapar do exército.

Ao acompanhar essas histórias nos seus filmes originais, talvez você não tenha percebido a urgência com que tudo isso aconteceu. Mas aqui, temos um fio condutor: Alguém está assassinando os Vingadores, isso antes que os Vingadores existissem.

Acusada de matar Tony Stark, Natasha Romanoff foge e começa a investigar o caso. Clint Barton é preso acusado de enfiar uma flecha no coração de Thor – naquele momento um humano comum – mas aparece morto em seguida em sua cela.

Aparentemente é uma conspiração, deduz Fury. Mas, de quem?

Quebra cabeças, gato e rato

Primeiramente, o mistério é bom. Como espectadores, ficamos imaginando o que está vindo por aí. Alguém quer impedir que os vindgadores surjam? Quem? Um viajante no tempo?

Um suspeito é riscado da lista. Loki chega com um exército asgardiano para vingar seu irmão e ameça reduzir a Terra à”cinzas e gelo”. Caso Fury não encontre o assassino até a manhã seguinte.

Então, as esperanças se concentram em Natasha que vê o Hulk explodir de dentro para fora na sua frente. Ainda assim, antes que ela mesma seja assassinada por uma figura nas sombras, consegue passar a pista ao chefe da Shield.

Igualmente perspicaz, Nick Fury mata a charada e o episódio ainda guarda uns minutos de surpresa. Logo depois, faz um acordo com o deus da trapaça.

Uma vespa bate as asas no japão…

… e no multiverso chove ao invés de fazer sol. Antes eu disse que o mote dessa série é como as menores coisas podem mudar tudo. O teste de paciência veio aqui. Por fim, a morte de Stark e dos Vingadores não era a mudança que colocou a roda em movimento. Antes disso, era a roda girando.

A grande revelação, a mudança nesse universo era que Hope Van Dyne, a Vespa havia se tornado uma agente da Shield alguns anos antes. E tinha tombado em combate. Como resultado, Hank Pym pirou na maionese, assumindo a identidade de Jaqueta Amarela e iniciando um plano de vingança contra Fury.

Apesar de referenciar um momento importante das HQ’s, sempre deixado de lado no MCU, a sacada de Pym como um vilão parece uma carta tirada da manga. Portanto, uma trapaça, que frustra o fã no fim do episódio.

No fim, Loki ajuda a Shield a capturar o assassino e tudo etá resolvido. Bem, nem tanto. O asgardiano se divertiu bastante com tudo isso, e só por que está entediado resolve se proclamar rei do planeta. Mais uma quinta feira.

Finalmente, fazendo um aceno a uma nova formação dos Vingadores nesse novo universo, o VIgia diz que a esperança da humanidade o encanta e o episódio fecha redondinho.

Conclusões

Para mim, foi um jogo arriscado de se jogar, mas ainda longe de furar o acordo de suspensão de descrença que a série propôs. Tanto quanto nos instiga a pensar em tramas maiores e mais elaboradas, ligadas ao macro do planejamento do multiverso, a série nos lembra o tempo todo onde estamos. Afinal, O Vigia segue aparece em quadros lindos a tudo observando.

Estamos num episódio de “What If…?” no fim das contas.

Definitivamente, a Marvel segue fazendo o seu jogo. E você? Está comprando essas ideias de universo paralelo? Conte pra gente aqui nos comentários.

Veja a série no Disney+