Arquivos

what if

Alerta de Spoilers – What If…? 1×06

Este texto contém spoilers. Repetindo, SPOILERS
Caso você não tenha lido o título

Um dos personagens mais queridos e pouco aproveitados do UCM é o vilão do filme do “Pantera Negra”, Eric Killmonger. No sexto episódio de “What If…?”, os fãs finalmente tiveram um gostinho maior desse anti-héroi nas telinhas.

O episódio abre no principio do universo compartilhado do MCU, com Tony Stark sendo atacado pelos Dez Anéis no Afeganistão. O ponto de virada do episódio ocorre quando, em vez de ser atingido por uma boma contruída pela sua empresa, o milionário é salvo por Killmonger no último minuto.

A partir daí, tudo muda. Os conspiradores são presos e o mercenário ganha a confiança de Tony, o que coloca em andamento toda uma trama de conspirações.

what if

O clima de toda a trama caminha para tragédias se mantém constante. E o expectador sabe – tal qual Pepper Pots suspeita – que Killmonger é um tipo de escorpião da fábula. Convencendo Tony a construir um protótipo de drone de guerra, bem parecido com aqueles que foram feitos pelas Indústrias Hammer na cronologia tradicional, funcionais devido ao uso de vibranium como fonte de energia.

Assim que descobrem que o metal é necessário para alimentar toda uma tropa dessas máquinas, entra em cena o contrabandista Ulysses Klaue, que tem papel duplo no plano de Killmonger, e que é usado para atrair o Pantera Negra para uma armadilha. O príncipe de Wakanda termina morto e Rhodes é um dano colateral.

Nesse ponto, pela primeira vez no episódios vemos a ideologia de Eric exposta, ao perguntar ao coronel a razão pela qual um homem negro trabalha para aqueles que o oprimem. O cerne do personagem está aí, ele busca vingança e justiça contra a diáspora, pelos meios mais sangrentos possíveis e, claro, sempre em benefício próprio.

Por causa da morte do Rhodes, Stark acaba descobrindo a responsalibilidade de Killmonger no ocorrido, o que leva a um confronto dos dois na mansão. Aqui, Tony nunca se tornou o Homem de Ferro, logo os resultados são os mais previsíveis.

Tony, traído e decepcionado diz que confiava em Eric. “Pensei que fossémos iguais. Dis órfãos querendo continuar o legado dos pais.” A resposta de Killmonger é tão boa quanto seus melhores diálogos na sua rápida passada pelo cinema: “A diferença entre nós dois é que você não percebe a diferença, Tony.”

Depois disso, forçadas de barra aqui e acolá, com o exército americano – representado na figura sempre patética do General Ross – assume o controle das Industrias Stark e as coloca sobre controle total de Killmonger. Que usa a tecnologia para iniciar uma guerra armada contra Wakanda. Lançando a armada, ele mesmo vai até o reino africano e se prova um aliado do rei ao derrotar o exército que ele mesmo enviou.

O plano perfeito que ele queria realizar nos cinemas se concretiza e Eric Killmonger se torna o Pantera Negra nesta realidade, gerando uma das cenas mais belas da Marvel até aqui, quando em emio ao ritual ele encontra o epiríto de T’challa tranfigurado em uma Pantera no plano espiritual. Os fãs de Chadwick Boseman estão tendo seus corações dilacerados por esta série.

Veja no Disney+