Alerta de Spoiler

Alestra de Spoilers – Obi-Wan Kenobi (1×02)

ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS. REPETINDO, SPOILERS
CASO VOCÊ NÃO TENHA LIDO O TÍTULO

A nova série do Disney+, “Obi-Wan Kenobi” começou muito bem. Então, caso não tenha visto ainda, recomendo demais que vocẽ vá ver. Caso queira acompanhar os resumos por aqui, porém, pode começar no nosso Alerta de Spoilers do primeiro episódio.

Desde já seguindo o gancho do resumo passado, começamos com o protagonista iniciando suas buscas pela pequena Leia. Seguindo a pista dada por Bail Organa, chagamos até a cidade de neon que tanto gerou teorias entres os fãs.

Obi-Wan

Não trata-se de Coruscant, mas sim uma nova adição ao universo expandido da franquia. Podemos esperar, no entanto, que nessa metrópole vejamos a sujeira do submundo da galáxia tanto quanto já vimos antes.

Posso ser o seu jedi, se quiser

Antecipadamente, Obi-Wan conhece o personagem de Kumail Nanjian – que não citarei o nome em respeito a uma piada interna -, um trambiqueiro que finge ser jedi no submundo para estorquir familias de crianças sensitivas à força.

Indignado, o mestre jedi o desmascara e o obriga a ajudar a encontrar a princesa. Fácil demais, e obviamente uma armadilha preparada pelos Inquisidores. Os piratas que estão com Leia conseguem render Obi-Wan, e temos as primeiras cenas de ação de verdade no show.

Em vários momentos desse episódio, duas coisas serão ditas sobre o protagonista: a primeira é que ele está velho e a segunda, que ele não é um jedi comum. Ao contrário do que parece, Obi-Wan não está em má forma por estar velho. Da mesma forma que sua experiência como general na guerra tem sim o seu peso.

Conforme se espera de um guerreiro, ele dá conta do recado. Por outro lado, seu fracasso com Anakin parece ter abalado sua confiança e conexão com a força.

Leia percebe isso, e sem confiança em si mesmo, Obi-Wan arrisca a confiança da menina.

Encantadoramente aborrecida

Tal qual sua mãe biológica, Leia é obstinada e provocadora. Tal qual seu pai biológico, é um porre de criança. Mas admito, não consegui não me render ao carisma da menina e da sua interação com Ewan McGregor. Além disso, se por um lado é terrível ver aquele corre corre atrás de uma criança, isso ao menos serve como motor narrativo para que o protagonista encontre seu caminho de volta à força.

Por fim, com os Inquisidores e contenas de caçadores de recomepensas no seu encalço, a oferta de ajuda surge na figura do falso jedi que, tentando se redimir, oferece um escape do planeta.

Simples e direto, o episódio parece servir para construir o antagonismo entre Obi-Wan e a Terceira Irmã, que se firma como antagonista ao revelar que Anakin está vivo e atravessando o cânone com seu sabre de luz.

Estou evadindo, mas este é um terreno de spoilers… não sei como será contornada a morte do Grande Inquisidor… um personagem que tem sua história continuada no universo expandido até Rebels. Será clonado, substituído por outro da mesma espécie? Estou confuso e profundamente curioso.

Não me sinto assim com Star Wars há muito tempo… e como isso é bom.