Artista digital transforma backup do Geocities em uma cidade virtual
Antes de existirem as redes sociais dominantes de hoje, como o Facebook e Twitter, havia um portal chamado Geocities. Muito popular na década de 1990, o site que era do grupo Starmedia tinha uma ideia de agrupar “cidades virtuais”, permitindo que o usuário criasse sites via arquivos FTP ou editores de páginas online.
O site ficou tão famoso que foi comprado por 3,5 bilhões de dólares em 1999 pelo Yahoo!. No entanto, o tempo passou. Aos poucos, novos serviços de hospedagem foram aparecendo e o Geocities se tornou ultrapassado, até ver o seu final em abril de 2009, quando o Yahoo! descontinuou o serviço.
Mas nem tudo foi perdido. O pessoal do Archive Team criou um backup do Geocities pouco antes dele ser fechado. E agora, um “artista” da informação, Richard Vijgen, transformou este arquivo de 650 GB que era o serviço de hospedagem, em um projeto visual chamado de “The Deleted City” (A Cidade Apagada).
Está tudo lá. A parte ruim é que infelizmente não dá para interagir com o conteúdo e visitar os antigos e muitas vezes divertidos sites que havia no Geocities. No entanto, um vídeo feito por Richard Vijgen demonstra este novo projeto de forma interativa – que é classificado como uma “Arqueologia Digital”.
Ao menos, o trabalho colaborativo de cerca de 35 milhões de pessoas não foi perdido. Mas sim, transformado em uma espécie de arte.
The Deleted City from deletedcity on Vimeo.
Via Mashable