Arquivos

Crítica- Monstro do Pântano (2019)

Quando a série “Monstro do Pântano”, que talvez seja um dos melhores projetos em Live Action da Dc Comics, estreou em 2019, os fãs receberam um baque. Logo após a exibição do piloto, o estúdio anunciou que já estava cancelado.

A equipe de filmagens da temporada, que previa um total de 13 episódios, foi orientada a terminar tudo em dez. Muitos estranharam. O show tinha produção de James Wan, um queridinho em hollywood e a audiência não estava ruim. O que aconteceu? Antes de tudo, o assunto parece ter sido dinheiro. Como um dos primeiros títulos originais do DC Universe , foi o projeto mais badalado e caro do serviço de streaming, que, dependendo de para quem você perguntar, parecia tê-lo condenado desde o início.

É uma pena. Em especial por que essa única temporada é realmente muito boa.

Adaptando e simplificando as primeiras edições dos quadrinhos criados por Len Wein, Há algo no pântano que faz fronteira com a pacata cidade do Marais, que faz com que as próprias plantas se levantem do pântano e o defendam. Quando uma doença misteriosa começa a se espalhar pela cidade, um grupo de cientistas do CDC, liderado por Abby Arcane ( Crystal Reed do Teen Wolf ), monta acampamento na cidade para estudá-lo.

Logo ela conhece Alec Holland (Andy Bean), um biólogo que trabalha para o empresário sedento de poder Avery Sunderland (Will Patton). Descobrindo que seu contratante pode estar envolvido, Alec é violentamente assassinado, e seu corpo é jogado nas águas do pântano – mas algo grande, verde e frondoso parece ter tomado seu lugar.

Assim como os quadrinhos que deram origem à série, o mais valioso aqui é o lado humano. Nas relações conflituosas, familiares e a dinâmica da cidade, o seriado brilha. A mistura de ciência e ocultimos, tão cara nas Hq’s – em especial na fase de Alan Moore -, marca presença.

A medida que os últimos episódios se aproximam, a coisa acaba acelerando sem controle, o que se explica pela situação fora da tela. Os efeitos sangrentos e pegajosos e uma fantasia de monstro inteiramente prática, enorme e realista usada por Derek Mears elevam o valor de produção.

Com um enorme potencial a ser explorado, “Monstro do Pântano” segue sendo uma das oportunidades derpediçadas da DC. Dessa vez, porém, não por ser um erro, mas um acerto não continuado.

monstro do pantanoMonstro do Pântano (Swamp Thing)
EUA – 2019
Direção: Len Wiseman

Elenco: Andy Bean, Crystal Reed, Will Patton, Jeryl Prescott

Assista na HBO Max