Arquivos

Crítica- Nove Dias (Nine Days)

Nove Dias  primeiro longa-metragem do diretor  nipo-brasileiro Edson Oda é daqueles filmes especiais para se guardar no coração e na memória para serem lembrados com carinho toda vez que assistirem a esse filme.

O filme é sensível, lindo e com uma mensagem tão significativa quanto emocional.

Nove Dias

O Nerd Tatuado foi convidado para a cabine de imprensa deste incrível filme pela Sony Pictures que ainda contou com a presença do diretor Edson Oda

A cabine foi bem especial pois a família do diretor estava presente vendo pela primeira vez o filme  e Edson falou o quão importante e significativo era para ele mostrar o trabalho dele aos pais e o quanto eles são importantes na vida dele.

Sinopse

Will (Winston Duke) passa seus dias em um posto avançado assistindo ao vivo e em diversas TVs ao ponto de vista de pessoas cuidando de suas vidas; até que alguma dessas pessoas morra, deixando uma vaga para uma nova vida na Terra.

Logo, vários candidatos, almas não nascidas, chegam até Will para se submeter a testes que determinam sua aptidão para a vida, enfrentando o esquecimento quando são considerados inadequados.

Mas Will logo enfrenta seu próprio desafio existencial quando conhece o espírito livre de Emma (Zazie Beetz), uma candidata que não é como os outros e que o força a se voltar para si e lidar com seu próprio passado tumultuado. Alimentado por esse poder inesperado, ele descobre um novo e ousado caminho para sua própria vida.

Edson Oda o diretor por trás de Nove Dias

Edson Oda debuta com maestria como diretor e roteirista neste filme mas parece que ele já tem uma bagagem tão grande de experiência que não se percebe que seja o primeiro filme dele.

O roteiro de Nove Dias é único mas de uma grandeza que não é a toa que muitos quiseram fazer parte dele e que fez com ele fosse indicado a vários premios e ganhasse inclusive o premio de melhor roteiro no Festival de Sundance

Oda soube trabalhar muito bem cada personagem e tem um elenco com ótimos atores e com rostos bem conhecidos

Ele é um verdadeiro contador de histórias com muito talento e creio que iremos ouvir e falar muito dele ainda mais daqui pra frente.

Não é a toa que o mesmo recebeu elogios de Quentin Tarantino e Spike Jonze este último inclusive é um dos produtores do filme e um dos ídolos de Oda.

Veja o trailer

Elenco recheado de ótimas atuações

A construção que Winston Duke (Pantera Negra) faz de Will é digna das grandes atuações fiquei sem palavras com o personagem dele de tão profunda e impactante que foi a sua atuação.

Zazie Beetz ( Deadpool 2, Joker, Vingança e Castigo) está incrível como Emma ela é naturalmente uma alma positiva e muito curiosa.

Tem um poder de presença muito grande  que acredita no bem  nas pessoas é uma personagem singular que faz com que tenhamos esperança de um mundo melhor

Bennedict Wong ( o Wong de Doutor estranho) faz Kyo uma alma que ainda não “viveu” mas que controverso parece que sabe viver e entender a vida melhor que muitos.

Ainda temos excelentes atuações como a de Tony Hale ( Veep) como Alexander, Bill Skarsgård (It- a coisa) como Kane, David Rysdahl  como  Mike e Arianna Ortiz (Parenthood) que está incrível como Maria que tem uma das cenas mais lindas do filme

A fotografia é muito bonita e a iluminação parece ser também um personagem a parte que se contrapõe a medida que entendemos a narrativa do filme

A direção de arte e a montagem do filme são incríveis desde os detalhes da casa como as televisões de tela plana e videocassetes.

Agora a trilha sonora é simplesmente impecável feita por Antonio Pinto ( que também fez Central do Brasil e Cidade de Deus).

Por tudo isso o filme tem recebido excelentes críticas e elogios

O ato final do filme é um verdadeiro deleite a tudo que o filme proporciona

A palavra que define este filme é Gratidão. Gratidão pela vida mesmo quando ela é tão dura com a gente.

Nove Dias estreia hoje   9/12 nos cinemas nacionais

 

 

Karen Araki
Nerd baixinha sem tatoo, apaixonada e entusiasta da cultura pop, ama tanto cinema como livros, série e tv.