Crítica- O Livro de Boba Fett (2021)
Considerando que o padrão das séries Star Wars na Disney+ foram definidas por uma série tão competente como “O Mandaloriano“, as espectativas para “O Livro de Boba Fett” foram o bastante para nos fazer esquecer do óbvio: estamos falando de um derivado de um derivado. E isso importa.
Silêncio e segredo
Quando Boba Fett surgiu, naquele que é uma das melhores produções da franquia, seu sucesso deveu-se ao mistério. Assim como em Vader antes dele, o recurso de se apresentar um homem perigoso por trás de um capacete se mostrou profundamente eficiente. As poucas falas e o tom sorrateiro aliados ao visual cool fizeram do personagem um dos mais amados.
Por isso, sua morte ridícula foi tão lamentada por tantos anos. Com sua história resgatada e colocada no centro da trama da Guerra dos Clones nas prequels e o desenvolvimento da história nas séries animadas, Boba Fett acabou sendo bastante aguardado pelos fãs.
Por outro lado, o erro se situa na falta de percepção do óbvio: Retirando esse mistério do homem por trás da máscara, perde-se o que há de melhor no personagem.
Outros erros
Robert Rodriguez assume uma direção pouco interessante aqui. Embora vejamos em um ou outro momento flashs da ação divertida que o diretor faz tão bem, ela parece sempre contida pelo tom mais juvenil que vez encaixa, vez não.
Primeiramente, a narrativa batida de white savior da mesma forma não encanta e, por pouco, não se torna completamente desnecessária. Sem nada a dizer durante três episódios, a série caminha entre flahsbacks insossos e promessas de futuro. Como se colocando peças no tabuleiro como uma criança coleciona bonecos de ação.
Faltando o charme sexy dos caçadores de recompensa e sem o peso sóbrio de uma trama de máfia, Boba Fett tem muito pouco a oferecer. Além disso, quase todos os personagens que circundam Temuera Morrison possuem mais carisma que ele.
Dessa forma, sobra então trazer de volta o Mandaloriano em dois episódios maravilhosos, completamente deslocados da trama e que, em especial no episódio dirigido brilhantemente por Bryce Dallas Howard, ganham em qualidade estética, de atuação, de texto e de efeitos.
Quando finalmente voltamos ao protagonista, para o apressado episódio final, temos a certeza que “O Livro de Boba Fett” sempre foi nada mais que um desvio, com muito pouco a dizer e uma chance de rever um personagem que já foi legal, mas que perdeu o espaço para um herói infinitamente mais carismático.
O Livro de Boba Fett (The Book of Boba Fett)
Disney Plus – 2021
EUA
EUA
Direção: Bryce Dallas Howard, Dave Filoni, Jon Favreau, Kevin Tancharoen, Robert Rodriguez, Steph Green
Elenco: Temuera Morrison, Ming-Na Wen, Amy Sedaris, Pedro Pascal, Timothy Olyphant