Crítica| O Santo de Todos
“O Santo de Todos – a vida e missão de Santo Antônio Maria Claret” drama biográfico espanhol que estreia nesta quinta (6) nos cinemas.
Filme retrata vida de bispo humanista, confessor da rainha da Espanha no século XIX
O ponto de partida é o ano de 1930, quando o escritor Azorín descobre que a história de Claret havia sido adulterada, um engano perpetrado por quase 60 anos. Ansioso por desfazer este equívoco, o intelectual mergulha num processo investigativo que lhe revela informações importantes sobre o verdadeiro caráter e personalidade do religioso católico.
A historia é contada por Azorin para seu amigo e sua esposa e posteriormente ele decide revelar a história. é um filme interessante e fascinante e que conduz de forma a exemplificar o grande trabalho de Santo Antonio Maria Claret existem muitas passagens bonitas e também com momentos marcantes ressalto alguns deles aqui.
Em dado momento dos conflitos com os carlistas um padre oferece uma arma a Claret para lutar e o mesmo se recusa e diz
“Este não é o caminho do evangelho as armas nunca serão opção para mim”
em outro momento um soldado ferido cuidado por ele diz a melhor invenção do homem são os livros
Drama espanhol muito bem feito
É muito bonito e até fascinante conhecer a história de pessoas assim num mundo em que atualmente se vê cada vez mais o desumano a falta de amor, o olhar pelo próximo além das ações humanitárias Claret também era abolicionista o que gerou mais conflitos com os donos de terras em Cuba que tentaram a todo custo afastar o mesmo de lá após isso foi encaminhado para a corte espanhola onde foi o confessor da rainha Isabel II que enfrentava grandes problemas devido a uma mulher ser a rainha do trono espanhol e não um rei. na corte considerava ser um pássaro em gaiola de ouro.
Ele enfrentou grandes ameaças e até mesmo atentado a vida e diferente de um certo “Padre” que temos visto ultimamente Claret ia contra vontades políticas e de pessoas gananciosas e poderosas. e não usava a palavra de Deus em vão e somente seguia os verdadeiros ensinamentos do Evangelho
Com o roteiro e direção de Pablo Moreno (“Luz de Soledad” e “São Pedro Poveda“), cineasta espanhol especializado em filmes com histórias reais de pessoas que nadaram contra a corrente em suas épocas. ele trás uma direção segura além disso tem uma direção de arte muito bonita e detalhista
Apesar do filme não mostrar Antônio Claret por todas as suas ações ao longo da vida ele foi beatificado no dia 25 de fevereiro de 1934, pelo Papa Pio XI que o considerou “apóstolo incansável dos tempos modernos”. No dia 7 de maio de 1950 foi canonizado por Pio XII. virando assim Santo e por isso acredito que venha o título do filme O Santo de Todos. Vale a pena ver este belíssimo filme.
Sinopse:
Em 1930, o escritor e intelectual Azorín descobriu um engano que havia sido propagado por quase 60 anos: a vida e obra do Arcebispo espanhol Antonio María Claret, fundador dos Missionários Claretianos, havia sido adulterada. Baseado em fatos reais, O SANTO DE TODOS leva a conhecer a história, o pensamento e os fatos autênticos sobre o arcebispo de Cuba e, posteriormente, confessor da rainha Isabel II.
Baseado em fatos reais, o filme destaca episódios importantes de Claret, como o período em que foi arcebispo de Cuba – à época, sob domínio da Espanha – onde reorganizou a diocese e dedicou-se a assistir a população mais pobre, também lutando contra a escravidão na ilha caribenha. De volta à terra natal, foi chamado a ser conselheiro e confessor da Rainha Isabel II, num tempo conturbado para a Coroa espanhola.
Dublagem brasileira com grandes nomes
O filme chegará aos cinemas com cópias dubladas com a direção de dublagem de Eduardo Borgerth, que também dá voz ao protagonista da trama. Além de Borgerth, o filme conta com vozes de Marcio Simões, Guilherme Briggs, Padua Moreira, Mariângela Cantú, Priscila Amorim, Duda Ribeiro, Luis Carlos Persy, Guilherme Lopes, Philipe Maia, Maguolo, Carla Pompílio, Sabrina Myragaia, Tatá Guarnieri, Alfredo Martins, Wagner Torres, Oziel Monteiro, Eduardo Dascar, Hercules Fernando, Sergio Stern, Bruno Linhares, Carlos Gesteira, Marcio Araújo, Renan Freitas, Gil Mesquita e vozes adicionais de Bia Barros, Maria Lacombe e Lacarve. Estúdio de Gravação BORGMAN produções.
Além da Espanha, O SANTO DE TODOS: A VIDA E MISSÃO DE SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET (Claret) já foi exibido no México e Estados Unidos e está chegando ao público da América Latina (Chile, Argentina e Brasil).
O SANTO DE TODOS: A VIDA E MISSÃO DE SANTO ANTÔNIO MARIA CLARET
Espanha | 2020 | 115 min. | Drama – Biografia
Título Original: Claret
Direção: Pablo Moreno
Roteiro: Pablo Moreno
Elenco: Antonio Reyes, Carlos Cañas, Alba Redondo, Marta Romero, Assumpta Serna, Scott Cleverdon, Juan Alberto López, Juan Lombardero, Xiqui Rodríguez, Raúl Escudero, Carlos Pinedo
Distribuição: Kolbe Arte Produções