Crítica- Passagem Secreta (2022)
Repleto de elementos interessantes, é a costura que falta em “Passagem Secreta” de Rodrigo Grota. Tansitando entre o cinema de arte, o scifi fantasioso e uma aventura infanto-juvenil, o filme nunca decide qual o o tom que pretende assumir.
A trama é simples, a protagonista pré adolescente Alice é obrigada a se mudar sozinha para uma pequena cidade, onde encontra um novo grupo de amigos. Após fazer amizade com um trio de aficcionados por sci-fi, ela precisa invadir um parque de diversões para resgatar um dos seus colegas, onde descobre segredos sobre a sua identidade e precisa fazer escolhas sobre sua vida, sua família e o futuro.
Bons ingredientes, receita errada
Deslocados, os elemntos funcionam. O drama da menina que precisa ir para uma nova cidade é convincente e Luiza Quinteiro entrega uma alice com a qual podemos nos conectar. A composição da atriz mirim e o tom da produção até então nos parece induzir a um drama moderno. Quando o trio de amigos entra em ação, temos um espetáculo teatral bastante recorrente no nosso cinema infantil, que também consegue segurar o bonde, mas já vira uma chave em relação a tudo que vimos até então.
Nesse choque, muitos espectadores poderão achar que falta talento ou química entre os atores juvenis, mas a verdade é que estão em tons diferentes dentro de uma mesma história.
Mas tudo se torna ainda mais difícil de entender no terceiro ato, em especial com a adição do personagem de Arrigo Barnabé. Ator excepcional, aqui alça as raias do caricato para dar corpo a um espetáculo visual de ficção científica fantástica. Nota-se tons expressionistas e ensaísticos em todo o segmento, que não combinam em nada com o que o filme mostrou até então.
No fim fica a pergunta de a quem este filme se destina, já que cada segmento parece buscar um alvo e assim acaba tirando o brilho do anterior. Uma pena. Afinal, temos aqui vários vislumbres de originalidade em um gênero pouquíssimo explorado no Brasil.
Passagem Secreta
Brasil – 2022
Direção: Rodrigo Grota
Elenco: Luiza Quinteiro, Arrigo Barnabé, Brenda Luana Rodrigues Lima, Felipe Rost, Letícia Conde