Arquivos

Crítica- Sex Education: 3 Temporada (2021)

Uma das jóias do catálogo da Netflix, “Sex Education” é ainda mais madura e bem resolvida do que nas temporadas anteriores. E também é preciso dizer, cada vez mais ousada, seja em termos de discurso e da forma com que o discurso se apresenta na tela. A câmera da série cada vez mais revela o corpo das personagens, sem o fetichizar para além disso.

Sempre que retomo alguma temporada de “Sex Education”, tenho a sensação de estar vendo uma versão moderna de “Anos Incríveis”, ou seja, uma retomada dos seriados geracionais e de formação dos jovens que vez ou outra reaparecem. E há muito o que dizer para os jovens de hoje, visto que outras produções como esta também despontaram nos últimos anos, como a também ótima “Eu Nunca…”

Na trama dessa nova temporada, acompanhamos os desdobramentos do fim da anterior, com algumas surpresas. Dra. Jean está lidando com a gravidez sem contar ao seu antigo companheiro, Eric e Adam evoluem seu relacionamento enquanto o ex-bully sai do armário, Otis parece ter superado Maeve e está em um romance secreto com Ruby enquanto a nossa co-protagonista lida com o fato de ter denunciado a mãe à polícia.

Ah, claro, a escola onde todos os jovens estudam virou piada nacional, sendo chamada de “escola do sexo” e chamando a atenção negativa de grupos conservadores. E a partir desse ponto a trama se desenvolve, equilibrando os dilemas individuais de cada personagem com a mensagem que a série já martela desde os primeiros minutos da primeira temporada: Informação é a arma adequada para lidar com os desafios da juventude, não a repressão.

Tocando nesses assuntos enquanto fala sobre racismo, transfobia e o reconhecimento de si mesmo, “Sex Education” apresenta uma excelente noveleta adolescente, capaz de arrancar risadas mesmo do mais sisudo em situações inesperadas e sorrisos em seus momentos fofos. Tratar os jovens como seres inteligentes parace ser mesmo o primeiro passo para que isso se mostre na realidade.

Sex Education (2021)
EUA-UK
16 anos
Dirigido por Ben Taylor e Runyararo Mapfumo

Elenco: Asa Butterfield, Emma Mackey, Ncuti Gatwa, Aimee Gibbs, Gilian Anderson