Arquivos

Retornando ao cinema com Um Lugar Silencioso – Parte 2

A pergunta que não quer calar é: Valeu a pena esperar tanto por Um Lugar Silencioso – Parte 2? Já vou responder…: SIM! Muito, bastante!! (rsrs!!!). Depois de vários adiamentos por conta da pandemia desde março de 2020, finalmente estamos em 2021 e o aguardado longa chegou no final do mês anterior, me proporcionando uma das melhores experiências em sala diante da telona, voltando ao cinema após mais de 01 ano e meio.

Sucesso de bilheteria do primeiro filme, juntamente com os altos índices de notas da crítica especializada e inúmeros elogios do público, o suspense teve seu nome até citado em importantes premiações (o que merecia mais indicações, convenhamos). O gancho enigmático no final da primeira parte virou uma verdadeira incógnita na cabeça dos fãs que ficaram ansiosos para descobrirem as respostas de todo o mistério da história. Na sequência recém-chegada ao Brasil, podemos ver algumas revelações, como por exemplo de onde veio as criaturas que aterrorizam a vila/povoado.

Nas primeiras imagens, é apresentado a nós um flasback onde inclusive, temos o sentimento de nostalgia ao contemplar a presença de personagens queridos que deixaram saudades (sem spoiler rs!). O segredo que permeava as teorias dos espectadores no qual já mencionei acima, é desvendado sobre quem são os famintos monstros que odeiam qualquer tipo de barulho, até mesmo da água… O diretor John Krasinski (que também atua como Lee) conduz a trama e seus atores de uma maneira detalhista, com a ajuda de um roteiro envolvente que não falha em nenhum momento!

 

Falando em John Krasinski, não podemos deixar de citar a sua esposa na vida real. Emily Blunt, protagonista dessa jornada silenciosa, vem provando a cada trabalho que é uma verdadeira estrela de Hollywood. Seu talento é notório mediante o empréstimo de força, garra, ousadia para a personagem principal; uma mãe que a todo instante não mede esforços para defender sua cria. Quem brilha ao mesmo tempo no elenco é Millicent Simmonds. A jovem atriz que é surda de fato, enaltece o desenrolar dos acontecimentos. Seu olhar demonstra os sentimentos que geram emoção no espectador. Percebo ali singelas doses de homenagens aos portadores de necessidades especiais, como o destaque no uso do aparelho de audição e a sensibilidade extrema, contagiante que essas pessoas carregam dentro de si.

Regan (Millicent Simmonds) in “A Quiet Place Part II.”

Um Lugar Silencioso – Parte 2 ainda nos presenteia com a interpretação visceral de Cillian Murphy. O renomado ator que é conhecido principalmente pela série Peaky Blinders, é o coadjuvante masculino aqui, que se torna verdadeiro herói no apoio e suporte para a nossa família sobrevivente. Os breves sustos de sempre na poltrona são garantidos pelos efeitos sonoros marcados pela intensidade. O longa-metragem é mestre na edição de cenas fazendo junção aos ocorridos em cada localidade. A proporção com que a narrativa é jogada na tela é de um equilíbrio essencial para prender a atenção, pois queremos saber o que vai vir em seguida das ações executadas em diferentes ambientes.

 

Os elementos de uma projeto cinematográfico que garante respeito é aquele que convence de que pode ter uma próxima produção, e não é a toa que Um Lugar Silencioso será uma trilogia acompanhada ainda de um spin off (derivado) pra chamar de seu.

Veja o Trailer

NOTA 10

 

J. Renato
José Renato: Publicitário, cristão, diretor teatral, roteirista, cineSérieMANIAco e criador de conteúdo.