NT IndicaSériesVisão Além do Alcance

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica- Confira a programação

Dia Nacional da Visibilidade Lésbica- Confira a programação do Telecine e Canal Brasil

Telecine exalta o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica com filmes que propagam o amor entre mulheres

Agosto é um mês importante para as mulheres lésbicas, com duas datas marcantes que reforçam e refletem a luta permanente do movimento por seus direitos: 19, Dia do Orgulho Lésbico, e o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, celebrado nesta segunda, 29. E o Telecine dá sequência à campanha do Dia do Orgulho LGBTQIAP+, com filmes em que o afeto, a diversidade e o amor entre mulheres são protagonistas. A ação, que teve início em junho e foi desenvolvida pelo Colorbar, grupo de colaboradores LGBTQIAP+ do Telecine, carrega o conceito de que “O cinema tem sempre uma boa história. E um final feliz cabe em todas”.

Nós Duas

Disponível no catálogo do Telecine, dentro do Globoplay ou via operadoras, a seleção de longas conta com destaques como o drama Nós Duas. Na trama, as vizinhas Nina (Barbara Sukowa) e Madeleine (Martine Chevallier) escondem seu amor profundo por muitas décadas, mas suas vidas têm uma reviravolta quando o relacionamento vem à tona.

Já Rafiki, da queniana Wanuri Kahiu, aborda como a relação das amigas Kena (Samantha Mugatsia) e Ziki (Sheila Munyiva) se transforma em um romance.

Retrato de uma Jovem em Chamas

A francesa Céline Sciamma, premiada cineasta que valoriza em suas obras a presença feminina e a fluidez de gêneros, aparece na lista com dois de seus sucessos. Um deles é Retrato de uma Jovem em Chamas, vencedor da Queer Palm e como Melhor Roteiro no Festival de Cannes, além das indicações à Palma de Ouro, em Cannes, e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro. Em Lírios D’água, a diretora mostra com sensibilidade as descobertas das amigas adolescentes Marie (Paulien Acquart), Anne (Louisse Blachère) e Floriane (Adele Haenel) quanto aos seus primeiros sentimentos de desejo, amor e violência, durante um verão parisiense.

Benedetta

Em Benedetta, ambientada no século XVII, a biografia dramática é uma interpretação solta do livro Atos Imodestos, de Judith C. Brown, e relembra a trajetória de Benedetta Carlini, enviada para o convento ainda na infância. O público também pode curtir na cinelist a comédia romântica Casamento de Verdade, com Katherine Heigl e Alexis Bledel, e se encantar com a conexão entre Sun-Hwa e Ha-Nam em Descobertas do Amor (2016).

Canal Brasil exibe programação especial no Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

“Entre Irmãs”, de Breno Silveira e “Flores Raras”, com direção de Bruno Barreto, vão ao ar dia 29 de agosto

Marjorie Estiano e Nanda Costa em cena da série “Entre Irmãs”, que abre a programação especial do Canal Brasil em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. Crédito: Divulgação.

Com o objetivo de trazer ainda mais notoriedade para a data e firmar mais uma vez o seu compromisso com a diversidade, liberdade individual e contra todos os tipos de preconceito, o Canal Brasil vai exibir na segunda, a partir das 16h10, os quatro episódios da série “Entre Irmãs”, dirigida por Breno Silveira e adaptada de seu filme homônimo, com Marjorie Estiano e Nanda Costa nos papéis principais. A trama, que aborda a história de vida e luta de duas irmãs de uma cidade pequena do interior na década de 1930, também explora a descoberta sexual da protagonista Emília (Marjorie Estiano), que vive um romance à frente do tempo com Lindalva (Letícia Colin).

Logo em seguida, às 19h05, vai ao ar o filme “Flores Raras”, dirigido por Bruno Barreto. O roteiro gira em torno da poetisa Elizabeth Bishop (Miranda Otto) que, em busca de novas inspirações, viaja de Nova York para o Rio de Janeiro e fica hospedada na casa de uma colega de faculdade. Essa amiga vive com a arquiteta Lota de Macedo Soares (Glória Pires). Nos primeiros momentos, as duas mulheres não se gostam, porém, com o intenso convívio, acabam se apaixonando.

Canal Brasil — Dia Nacional da Visibilidade Lésbica

Segunda, 29 de agosto, a partir de 16h10

16h10 – Série Entre Irmãs (2017)

Direção: Breno Silveira

Elenco: Nanda Costa, Marjorie Estiano, Letícia Colin

Classificação: 14 anos

Sinopse: Série adaptada do filme “Entre Irmãs”. Um épico que retrata a dramática história de duas irmãs com destinos diferentes em um período de transformações políticas e sociais no sertão de Pernambuco dos anos de 1930.

 

19h05 — “Flores Raras” (2013) (118´)

Direção: Bruno Barreto

Elenco: Glória Pires, Miranda Otto, Tracy Middendorf

Classificação: 12 anos

Sinopse: 1951, Nova York. Elizabeth Bishop (Miranda Otto) é uma poetisa insegura e tímida, que apenas se sente à vontade ao narrar seus versos para o amigo Robert Lowell (Treat Williams). Em busca de algo que a motive, ela resolve partir para o Rio de Janeiro e passar uns dias na casa de uma colega de faculdade, Mary (Tracy Middendorf), que vive com a arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A princípio Elizabeth e Lota não se dão bem, mas logo se apaixonam uma pela outra. É o início de um romance acompanhado bem de perto por Mary, já que ela aceita a proposta de Lota para que adotem uma filha.

Karen Araki

Nerd baixinha sem tatoo, apaixonada e entusiasta da cultura pop, ama tanto cinema como livros, série e tv.