Livros

Dica de livro- O Conto da Aia

Capa do livro lançado pela editora Rocco.

 

Dá-me filhos ou então eu moro.

Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto do teu ventre?

E ela disse: Eis aqui minha serva Bilha; Entra nela para que tenha filhos sobre os meus joelhos, e eu, assim receba filhos por ela.

Olá  Nerds, voltamos com as nossas indicações de livros incríveis que merece ser lido.

Nada te prepara para a porrada que é ler ou reler “ O Conto da Aia” da maravilhosa Margaret Atwood.

Essa frase é um dos grandes motivos para existência da republica de Gilead, após uma revolução teocrática no século XXI. Os Estados Unidos é Gilead, onde mulheres não tem mais direitos, além do que é imposto por essa nova sociedade.

Existe uma divisão que separa as esposas e seus comandantes ( a elite), das Marthas que são as que cuidam da cozinha, e as Aia que são os úteros de pernas, as mulheres férteis  que apenas devem procriar para as esposas dos comandantes, as Tias que ensinam como elas deve agir nas casas em que são “recebidas”.

Ah! Tem também as não-mulheres, aquelas que não podem engravidar ou são homossexuais, obrigadas ao trabalho forçado com radiação, ou são mortas como outros criminosos que são expostos em um muro, para servir de “exemplo” aos outros.

A estória toda é narrada pela OfFred ( do, Fred) uma Aia designada para a casa do comandante Fred e sua esposa Serena Joy, onde deve fazer o seu trabalho de ter um filho para o casal.

OfFred nos dá um relato de como é nessas casas, e ao que elas devem se submeter, como a cena de estupro, maquiada de um ato religioso, como o citado no começo desse post, diga-se de passagem, uma cena forte e que na série que foi baseada no livro, é tão repugnante quanto, e muito bem gravada.

Blessed be the fuit.

Eu ia descrever aqui, exatamente a cena do livro mas acredito quer não seja necessário tamanho choque aos leitores, que vão se interessas e ler a obra.

A personagem que em nenhum momento tem seu nome real divulgado, segue narrando a sua estória em relances de como era sua vida antes do horror de Gilead, quando ela era casada, como era com a filha, como é com as outras Aias.

Também somos apresentados a Moira sua amiga, um dos melhores personagens do livro, que está sempre tentando fugir de tudo, e Nick o motorista do comandante Fred, um personagem que surpreende no final.

O conto da Aia me assombra os sonhos só de lembrar, de pensar, de saber que é algo que pode acontecer, é assustador de tão real e faz você ter todo esse sentimento, porque é extremamente bem escrito, passado a você leitor de forma tão simples e tão chocante.

O final é bem de repente, e você vai ter mais ideia do que acontece, após anos em que o conto da Aia é descoberto e estudado, e o pós final, é ótimo.

O conto da Aia, é incrivelmente assustador levando em conta a sociedade em que vivemos hoje, que adora políticos e outros que acham que a religião está acima de tudo.

O extremismo levou a Gilead, e Gilead a destruição de uma sociedade já em decadência.

Que permaneça na ficção!!.

***Informações Adicionais***

O conto da Aia é vencedor do Arthur C. Clarke Award. Prêmio concedido a melhor romance de ficção cientifica em 1987.

A obra foi inspirada na atual série de televisão- O conto da Aia e já ganhou diversos prêmios incluindo o de melhor série dramática, entre os oito prêmios no Emmy.

A tradução no Brasil é de Ana Deiró, e o lançamento é da editora Rocco.

Onde comprar a obra:

Segue link da Amazon- Amazon- O conto da Aia

E então, você já leu ou assistiu a série baseada nessa obra?

Diz aí o que você achou, vamos trocar idéias dessa obra incrível que merece ser lida por todos.

 

Xoxo!!