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Entrevista- Luciana Pires- Produtora Executa e Co Fundadora da Cinegroup

Entrevistamos com exclusividade Luciana Pires Cofundadora da Cine Group e produtora executiva há mais de duas décadas, realizou dezenas de séries de TV, como as superproduções “Era uma vez uma História” (Band/ Warner), “Mil Dias – A Saga da Construção de Brasília” (History) e também dos longas “Karingana – Licença para Contar” (Canal Curta!), estrelado por Maria Bethânia, “O Auto da Boa Mentira” (coprodução Globo Filmes) e “Zuza Homem de Jazz” (Canal Curta!). Além de produções para os canais Globo, GNT como Chegadas e Partidas com Astrid Fontenele, CNN International, LifeTime, Band, comandou atrações como o realities “O Infiltrado” (History), finalista do Emmy International, e “Deu Positivo” (MTV/ Globoplay)

Recentemente o Auto da Boa Mentira ganhou o prêmio de Melhor Filme no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro.

Falaremos sobre a produção executiva, cinema e sobre o filme O Auto da Boa Mentira que está no Star Plus.

Muito Obrigada Luciana pela entrevista desejamos muito sucesso para você.

Luciana também participou de uma live/podcast nossa e você pode conferir clicando AQUI

1)Luciana você é produtora executiva na Cinegroup o que faz um produtor executivo dentro das produções audiovisuais? como ele engloba em toda a produção?

LP: A função da produção executiva se mistura muito com o próprio produtor do filme eu costumo dizer que quando Spielberg e o George Lucas não são os diretores do filme eles são os produtores executivos, os produtores executivos eles trabalham é dentro da obra no sentido de viabiliza-la né ajuda nessa estratégia de produção entende de financiamentos públicos é quem vai atrás do dinheiro também pra trazer pra obra e lógico que ele atua muito ali junto com o diretor de produção todo mundo pensa nos outros perfis dos profissionais que serão convidados, no tipo de elenco, no tipo de equipe técnica, do tipo de direção de arte ou seja ele vai ali conversar com todas as áreas né pra que ele possa junto com produtor elaborar a melhor estratégia de realizar tudo que é necessário dentro do orçamento disponível para que aquela obra seja bem sucedida, ele também é uma pessoa que entende da distribuição né e claro do produtor executivo junto como produtor do trabalho no sentido de que a obra tem uma boa distribuição do que o lucro da produtora ele é da distribuição a gente tem que pensar dessa forma né então dinheiro que se capta para produção é para produção é claro que como ninguém trabalha de graça as pessoas se remuneram né com o valor que estava disponível pra aquela pessoa desenvolver aquela função só que o dinheiro todo da produção é usado na produção e posteriormente é com licenciamentos, com bilheteria e mais é aonde está o lucro da produtora né mais essa função do produtor executivo

2)Falado sobre o filme o “Auto da Boa Mentira” Ariano Suassuna é um dos maiores nomes da nossa literatura, mas o público em geral só costuma conhecer uma de suas obras, “O Auto da compadecida”. Trazer um novo material dele para o cinema tem esse caráter de informar o público? Mostrar a riqueza da sua obra e pensamento?

LP: Isso é muito interessante pois de fato um dos maiores escritores e poetas brasileiros que ama o Brasil ama o brasileiro ama a língua portuguesa né que é de uma riqueza incrível as obras do Ariano e de fato é uma obra que eu gosto muito o alto da compadecida com grande elenco e história e aí a gente traz essas aulas espetáculos do Suassuna e que o interessante é que essas aulas espetáculo elas estão na internet né eram coisas histórias e casos que ele contava é coisas que tinham acontecido ou misturado com alguma coisa que ele acrescentava né e são coisas do cotidiano do dia a dia veja bem você tem a mentira ou seja a mentira por amor a arte não pra prejudicar alguém essa frase é sensacional daí o que a gente trouxe foi ouvir essas histórias todas que a gente narra que a gente conta no nosso filme elas não são história escritas né elas são histórias e casos que Ariano Suassuna contou nas suas aulas espetáculo que ele fazia isso é incrível é ouvi-lo em vê-lo e nos vídeos dele no youtube  ele contando suas histórias

Acho muito interessante porque nós escolhemos somente cinco histórias e ele tem um universo de histórias ele por exemplo falando do chimbinha né dizendo won roll world uma matéria no jornal né então é muito interessantes e é muito bom que tem despertado as pessoas que veem o filme irem buscar outras histórias dessa que ele conta né e está no YouTube e é bem divertido de se ver.

3) Pode contar como foi a seleção do elenco no filme? Qual a importância de montar um bom elenco para passar a mensagem e dar a ela o peso que merecia?

LP: Bom desde o inicio quando nós começamos a fazer o roteiro a gente já vislumbrava de que nós precisávamos de poucas diárias para fazer né por exemplo o Leandro Hassum filmou três dias normalmente quando esses profissionais eles se envolvem no filme eles ficam envolvidos tipo 2, 3 meses né então a nossa preparação de elenco ela foi de duas semanas e depois cada pessoa veio a Nanda Costa filmou 2 dias, Hassum filmou 3 dias é dentro da série a gente tem a Zezé Polessa e a Giulia Gam que a gente foi pro Uruguai filmar e nós filmamos lá três dias né mas acabou ficando 5 dias mas filmamos só 3 dias então o que que pra nós foi muito interessante queríamos sim um elenco estelar porque a gente sabe que elenco leva as pessoas a um público(ao cinema) e claro nós como produtora a gente produziu e o objetivo final de todo produtor que faz um filme pra cinema é o público, público no cinema!

Então a gente já começou entender no roteiro que as diárias de gravação do elenco seriam poucas então que a gente pode ousar e ousar mesmo e fomos atrás é de elenco que tinha que ter um timing de comedia né porque por mais que eu roteiro seja legal em que o João Falcão se esberou nele se você não ir selecionar elenco de comédia não é fácil né porque você precisa realmente entender e saber se ele tem esse timing mais o José Eduardo Belmonte também ele é conhecido como um diretor de elenco muito bom e o elenco quer ser dirigido pelo Zé né porque ele tem esse trabalho direção de elenco impecável muito legal e diante disso a gente começou na verdade a fazer os convites né que a gente queria é pensamos no Hassum pra ser o sósia  porque ele tinha emagrecido leve uma cirurgia então a gente adotou ele gordinho como sendo o personagem o sósia né aí ele mais magrinho agora até pra gente justificar e foi muito bom quando ele topou essa ficha caiu na gente né puxa o Leandro Hassum pois o Hassum tem recentemente ele gordinho agora ele está magrinho então ele vai participar do filme então foi muito divertido isso né a própria Cássia Kiss querida né muito assim esse elenco também é super curti o fato da junção de ser uma obra de Ariano Suassuna junto com essa atuação do Zé junto com o João Falcão e essa primeira equipe que foi montado  de desenvolvimento da Tatiana Maciel, João Falcão e José Eduardo Belmonte aliada a temática do Ariano Suassuna foi  também um grande atrativo para o elenco né Renato Góes, Cassia Kiss, Nanda Costa, Luís Miranda, a Cacá Ottoni que assim deu um show ela mostrou um timing de comédia muito bacana muito legal é enfim eu acho que até foi próprio Ariano que selecionou esse elenco sabe as histórias puxar esse elenco e ele veio e encantou o elenco veio e nessa obra é de fato nosso maior investimento foi o elenco porque a gente queria muito ter também um sucesso nos cinemas  ganhamos um prêmio ( Melhor filme no Juri Popular no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro) ter licenciamentos agora pra canais ele está agora na Star+ mais daqui a pouco a gente vende pra um outro canal a série  está vindo aí também no segundo semestre e o elenco foi um grande brilho assim que abrilhantou todo roteiro do João Falcão e da Tatiana Maciel

4) Trabalhar com cinema muitas vezes não é uma tarefa fácil, mas também tem seus momentos divertidos poderia contar as partes legais q você mais gostou de fazer ao longo da sua carreira?

LP: Uma pergunta bem legal o mais legal que eu fiz em toda minha carreira foi TUDO por que fazer cinema é uma coisa assim todo mundo fala de uma cachaça é uma cachaça a gente fica até meio deprimida assim quando a gente terminou uma obra um projeto bem quando terminei 1000 dias nossa eu fiquei tipo assim os 10 dias em deprê né porque é tudo muito intenso você é desafiada diariamente aplicar em pensar com criatividade sempre e eu que fico envolvida no projeto desde o desenvolvimento desde a ideia inicial ali trazer quem são os roteiristas que vão trabalhar cada etapa cada linha escrita, é  poder opinar e você vê que a equipe te escuta, desde o desenvolvimento todo mundo quer ouvir o que você tem a é um conjunto de pessoas trabalhando por uma obra deve tá todo mundo pensando na mesma coisa que é fazer isso tornasse grandioso trazer audiência e a gente atingir os nossos objetivos de encantar de divertir e de levar a sétima arte pra dentro dos lares pra trazer as pessoas para dentro da sala de cinema aquela tela é simplesmente mágica ela exerce assim um poder sobre mim que enfim pra mim é  encantador então assim as partes mais divertidas são todas da criação estar envolvida sentar à mesa com todos esses profissionais é pensar, opinar eles te ouvirem, depois vocês chamar todo o time de produção e chamar todo um time de arte que é sensacional fantástico né é ele é muito incrível tudo isso então você quer mais divertido mas o mais divertido é claro que a gente sofre as nossas sofrências esbarram na questão financeira né porque é nem sempre a gente consegue um recurso necessário a gente tem que repensar fazer diferente é modificar como que você pode fazer essa cena sem derramar esse caminhão de dinheiro que é o que a gente não tem né mais pensar criativamente e pensar em como utilizar um dinheiro que se tem pra produção da maneira mais criativa possível esse é meu grande barato mesmo sabe lidar com pessoas e lidar com a equipe técnica e os momentos mais incríveis são as diárias gravação que hora que você está ali no set de filmagem e você vê que as coisas estão dando certo e o que está dando errado você consegue modificar rápido com rapidez porque produção é isso né essa coisa de produção é 1000 maravilhas não existe a gente tem que trabalhar pra poder resolver o máximo de coisas possíveis mais quando você está no set várias coisas funcionam uma ou outra não funciona e você fica ali tipo aquelas semanas todas filmando vira tipo assim uma família uma tribo sei lá o que é uma energia encantadora nos envolve e a gente fica ali é todo mundo vibrando e quando termina UAU! A gente a gente chora, a gente se abraça, a gente fica grato é uma magia, a magia do cinema não é só assistir a magia do cinema É Fazer Cinema!

5) O Brasil é muito rico de cultura, história e folclore como fazer com que as pessoas tenham cada vez mais orgulho das coisas do Brasil estando no meio audiovisual e não se basear somente nos que estão lá fora?

LP: Eu acho que assim é o cinema ele tem que ser popular as histórias elas precisam ser um pouco desmistificadas é claro que existe um nicho é do cinema mais intelectual do cinema mais lento vital mais é o cinema popular e o que o povo entende conhece são as histórias simples, eu acho que cada vez mais e o nosso Folclore é simples a gente tem os nossos personagens, o Saci Perere ele é um moleque né a gente tem o Curupira a gente tem um Brasil rico de histórias só que infelizmente a gente acaba não valorizando as nossas próprias histórias a nossa cultura tudo isso então toda vez que se tem um filme muito interessante você ver eu gosto de filmes incríveis eu gosto de Shaolim do Sertão eu acho sensacional o Shaolim do Sertão é muito incrível aquela história uma história muito brasileiro é muito brasileira e eu acho que precisamos sim valorizar mais as nossas histórias o que está fazendo sucesso hoje sua grande maioria é aquela velha história do morro digo é nas séries nos streamings as grandes produções estou rolando aí né é ainda é aquela coisa de drogas morro tiro bala bandido puxa a gente já está cansado de ver isso né a série “DOM” que está indo por esse mesmo caminho que é uma série linda muito bem feitas mas a temática é a mesma aí tem lá do seu Jorge que é “Irmandade” que também é uma obra muito bem realizada nas duas temporadas tão lindíssimas mas de novo a mesma temática tem o Arcanjo Renegado que está na globo play e  de novo a mesma história drogas, Rio, pais os adolescente que se metem no mundos das drogas em um caminho sem volta cedo vamos falar de coisas legais vamos rir um pouquinho  mostrar mais as histórias brasileiras elas tem que ser mais do que isso.

 

 

 

Karen Araki

Nerd baixinha sem tatoo, apaixonada e entusiasta da cultura pop, ama tanto cinema como livros, série e tv.