Entrevista-Gabriel Vicente o príncipe Eric de A Pequena Sereia
Entrevistamos com exclusividade o ator e cantor Gabriel Vicente que está se preparando para ser um dos principais destaques no musical da Pequena Sereia que estreia em Julho no papel do Príncipe Eric. Mais do que isso trazendo a representatividade negra em um dos principais clássicos da Disney
1) Você já se considera um ator veterano de grandes montagens como Cartola – O Mundo é Um Moinho”, “Castelo Rá-Tim-Bum – O Musical”, “Romeu e Julieta ? O que vc falaria para os jovens que sonham em ser atores de grandes musicais?
Gabriel Vicente: Embora eu já viva de arte há doze anos, me considero um artista jovem, construindo minha história, e entendendo muita coisa ainda.
É louco, porque a galera mais nova, vem de fato me procurar as vezes; pedindo dicas de estudo, querendo fazer entrevistas para suas matérias, e… Muitas vezes eu não sei o que responder, porque existem perguntas que não são tão fáceis; nem tão coletivas de forma igual.
Muita gente diz – estude… E de fato, estudem! Mas eu diria sonhe – porque, não são todos os lugares que te dão a mesma chance, se tratando de estudo; e na arte é um problemão, porque… Tudo é caro, e é muito difícil uma família pobre entender aquilo como uma carreira, como uma base financeira. Sem contar que muitas não tem mesmo como – enfim… Por isso eu digo; sonhe! O sonho não te deixa dormir se você não está onde quer, se ao menos não está naquela direção; ele te faz ficar perto do que interessa, e te faz analisar mesmo quando você não tem recurso suficiente pra fazer o curso ou a aula que desejaria.
Sonhos
O sonho movimenta aqui e em outro plano eu acredito. E diria pra mirar esse sonho, no que de fato importa. Tem muitas distrações no caminho do artista, é fácil perder o foco. É preciso sempre lembrar que o seu corpo e sua mente, são seu material de trabalho… Que a sua voz vai precisar de atenção e cuidado frequente, e seu corpo também. E você vai ter que ler muito, mesmo que não goste, e vai ter que achar sempre um novo jeito de fazer – você nunca fica pronto! Eu diria tanta coisa hahaha. E claro; o de sempre – ESTUDEM!!! e se não tiver como, busque ajuda, peça bolsa, conte do seu desejo pra quem pode te ouvir (as vezes eles não vão te ouvir, mas as vezes sim). Se você quer, então você pode!!!
2) Desde que vc foi selecionado para ser o príncipe Eric quanto tempo de preparação se leva até chegar a estreia da peça? Vc pode contar um pouco da sua preparação para compor o personagem?
Gabriel Vicente: Os testes aconteceram no começo do ano, e a aprovação final veio no começo de março. Praticamente 3 meses depois começaram os ensaios. Desde os testes eu já iniciei uma pesquisa dentro das canções, de imagens que pudessem me ajudar a entrar naquele universo, voltei ao desenho original algumas vezes, li curiosidades.
Os ensaios nesse caso, são de quase dois meses. São oito horas por dia, e em casa sua cabeça continua trabalhando, pra reparar e melhorar. É uma loucura.
O Príncipe Eric é um personagem complexo, e o material musical dene nesse musical, é difícil. Notas agudas, longas. Exige muito fôlego. Eu corro cantando as músicas pra criar resistência.
Tem sido mágico e delicioso. Sob a direção de Lynne, que veio de NY especialmente para esse trabalho; sob uma produção muito cuidadosa da IMM e EGG, e com um elenco fantástico, fica fácil entrar na magia Disney.
Preciso destacar minha admiração e encanto por Fabi Bang, que da vida a Ariel. Ela é fenomenal e tudo que faz; além de uma parceira muito generosa em cena. O elenco conta com Robson Nunes como Sebastião, Andrezza Massei como Úrsula, Lucas Candido como Linguado, e uma galera gigante – queria muito colocar o nome de todos se conseguirem.
3) O que podemos esperar desse novo musical da Pequena Sereia?
Gabriel Vicente: Magia, emoção, muita risada. Um teletransporte pra infância.
4) Em breve veremos o live action da pequena sereia também nas telas do cinema com a Halle Bailey e também com a Queen Latifah no papel de Úrsula no filme para a tv como é para vc ter a representatividade negra tão bem vista em um dos maiores clássicos da Disney?
Gabriel Vicente: É preciso falar sobre, ocupar, sair da teoria e ir pra prática. Essencial que bons personagens sejam feitos por corpos pretos. Eu nunca me vi como príncipe, simplesmente porque nunca vi um. Quando veio ao Brasil anos atrás, eu pensei em estudar alguns personagens para fazer o teste, mas nem esbarrei no Eric, porque eu não sabia. Então, esses espaços, para além de reparação, dão chance a pretos e pretas novos se verem por outra ótica, de sucesso, de merecimento, de vitória, de ser amado, respeitado… Não tá resolvido, mas estamos indo; isso me alegra.
5) Os podcasts tem crescido a cada dia e recentemente foi lançado a audiosérie do Batman com o Rocco Pitanga e a Camila Pitanga que é um sucesso, agora vc está num super projeto de uma série musical poderia contar um pouco sobre ele ? poderíamos considerar ele como uma remake das radio novelas de antigamente?
Gabriel Vicente: O projeto deve ser lançado no próximo mês. Não posso dar grandes informações ainda; mas é muito legal a proposta – aceitei de cara. Uma série, musical, perto da rádio novela!? Hahaha foi exatamente assim que pensei.
Eu acho que sim. Opinião bem pessoal mesmo… Mas eu acho que o brasileiro tem essa familiaridade com a novela – talvez por isso o sucesso das séries por aqui.
Pode ser viagem, mas acho que sim. RS
6) Poderia deixar uma mensagem aos seguidores do Nerd Tatuado. E indicar um filme, uma série e um livro?
Gabriel Vicente: Eu quero convidar gerar pra estar comigo nesse novo trabalho. Vai de 17 de julho a 16 de outubro no Teatro Santander. Convidar para estarem conectados comigo e com a arte de forma geral. O Brasil precisa de um abraço carinhoso na cultura; a gente passou e passa por um grande desmonte; e a melhor forma de nos ajudar, é estando do nosso lado; nas salas de cinema, nas plateias de teatro; nas plataformas e redes sociais (por incrível que pareça).
Ouçam “Amarela Kriptonita” em todas as plataformas de música, dizem que é ótima – e por acaso é minha música. Primeira e única lançada, mas em breve tem mais.
Quarto de Despejo, é meu livro recomendado. Não deve te render boas risadas, mas com certeza te dará uma visão mais abrangente do Brasil.
o filme Marighella é imperdível, e série… E a última série que ganhou meu coração inteiro foi SexEducation.