Arquivos

Série Alice da HBO

Guta Ruiz – Versatilidade no cinema, teatro e televisão

Guta Ruiz (Augusta Ruiz) é atriz, apresentadora, locutora e produtora teatral. Nasceu em São Paulo mas ainda criança se mudou para Curitiba. Lá se formou em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná.

Se aperfeiçoou ainda mais com as formações na ACT do ator Luiz Melo e no CPT de Antunes filho.

crédito Veja São Paulo

Guta integrou a Companhia Satélite de Dionísio Neto, onde encenou e foi produtora teatral, além de A Casa Bernarda Alba, Corações Partidos e Contemporâneos de Horizontes.

Se considera uma profissional multiplataforma pois também desenvolve conteúdos criativos tanto nas áreas teatrais e audiovisuais como comunicadora e assessoria de imprensa. Tornando uma pessoa adaptável a vários tipos de situações. Fez parte do Teatro Promíscuo, companhia de Renato Borghi e Élcio Nogueira Seixas, onde atuou em duas produções Shakesperianas: Timão de Atenas e Macbeth, ainda co-dirigiu Cadela de Vison, de Renato Borghi.

Trabalhou com os diretores Felipe Hirsch, Otávio Martins, Yara Novaes, Mário Bortolotto, Debora Dubois, Marcelo Pedreira, entre outros. Participou do espetáculo Play, com Sergio Marone e Maria Maya. Seus mais recentes trabalhos em teatro incluem as peças Dilúvio em Tempos em Seca, Deus é um DJ, Jogo Aberto e Pergunte ao Tempo, peça teatral que lhe rendeu dois prêmios de melhor atriz coadjuvante… Foi protagonista de A Noite de 16 de Março dirigida pelo incrível Jô Soares!

Destaque no cinema e na TV

Na televisão esteve em diversos seriados, destaque para Alice da HBO dirigida por Karim Ainouz e Sergio Machado. Ainda na HBO participou de PSI, O Negócio, pela Fox fez a série 9MM, e Tô Frito na Band.
Nos cinemas brilhou no filme Bruna Surfistinha com Deborah Secco… Outros longas que trabalhou foram Berenice Procura com Claudia Abreu, Eduardo Moscovis e Vera Holtz. Gostosas Lindas e Sexies, com Cacau Protásio e Marcos Pasquim.

Em novelas, integrou o elenco de Passione e Jóia Rara, ambas da TV Globo, com a última saindo vencedora do Emmy Internacional. No canal Brasil, interpretou a protagonista da série Toda Forma de Amor e do longa-metragem Bala Sem Nome. Marcou presença nas séries Sintonia da Netflix e Hard da HBO.

Atualmente é apresentadora do programa Sala de Cinema, onde o mesmo traz produções nacionais premiadas, sendo uma parceria entre a TV Cultura com a SPCine e a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.

Guta tem um desejo profundo de educar, prezando pela formação dos indivíduos incentivando o crescimento moral e intelectual do ser humano. Sem dúvida nenhuma, essa artista talentosa, versátil e adaptável merece estar cada vez mais em evidência, seja no cinema, teatro ou na TV!

Karen Araki
Nerd baixinha sem tatoo, apaixonada e entusiasta da cultura pop, ama tanto cinema como livros, série e tv.