Lista | 9 Séries que valeram a pena em 2023
Estamos chegando ao fim de 2023 e nas tradicionais listas de melhores do ano. Foram muitas produções realizadas por diversos estúdios diferentes, muitas linguas e necionalidades que nem damos conta de ver tudo. Uma lista sempre passa pelo crivo daquilo que foi possível ver e não daquilo que de fato é mehor.
Por isso, decidimos escrever uma série de indicações de séries que pipocaram no streamings aqui no Brasil, com preferência para estreias. Há algumas exceções, mas apenas pois foram obras muito boas e bem nerds.
Sem mais demora, vamos às recomendações de séries deste ano.
CANGAÇO NOVO – Prime Video
Só lamento por quem não assista produções do audiovisual brasileiro. Enquanto o cinema em Hollywood amargava uma greve durante quase todo o segundo semestre do ano, para o cinema nacional, este foi um ano maravilhoso e nas séries também não decepcionou. Aly Muritiba criou um thriller excepcional que não deve nada à produções milionárias da gringa.
A trama conta a história de a história de Ubaldo, um bancário sem memória da sua infância que, descontente com a vida e precisando de dinheiro para cuidar do seu pai adotivo doente, acaba recebendo uma herança que mudará a sua vida
Por fim, é preciso fazer uma pergunta ao Prime v=Video: Cadê a renovação?
THE LAST OF US – HBO Max
Antes de tudo, precisamos admitir que “The Last of Us” possui a melhor cena de introdução de uma série em 2023. É de arrepiar a conversa sobre epidemias conduzida por John Hannah, o texto ali foi feito para nos pegar após tudo que passamos nos últimos anos. Além disso, a medida que a série avança descobrimos uma das melhores adaptações já realizadas a partir de um jogo de videogame. Pedro Pascal e Bella Ramsey arrebentam em seus papéis.
Vinte anos após a destruição da civilização moderna, Joel, um sobrevivente, é contratado para contrabandear Ellie, uma garota de 14 anos, para fora de uma zona opressiva de quarentena. O que começa como um pequeno trabalho logo se torna uma jornada brutal e de partir o coração, já que ambos devem atravessar os EUA e dependem um do outro para sobreviver.
Destaque em 2023, “The Last of Us” foi acalamada por ser quase uma adaptação literal d aobra original. Embora, em uma de suas maiores liberdades, para o episódio de Bill e Frank, foi quando a série se provou uma das coisas mais tocantes deste ano.
TRETA – Netflix
Uma escalada de loucura numa metáfora dos nossos tempos. Poucas produções neste ano permitem refletir no nível que esta série pode proporcionar. A trama aborda os absurdos da vida cotidiana, em especial o vazio e a frustação que sentimos em relação a vida. Ainda mais quando se é imigrante em outro país. Com o deslocamento e a raiva contida, o que resta parece ser tentarmos preencher isso a qualquer custo. Procurando sempre uma razão ou culpados errados das coisas serem do jeito que estão.
“Treta” é a história de duas pessoas que entram em um incidente de raiva no trânsito, em uma tarde aparentemente tranquila e ensolarada, o que os leva a um caminho sombrio de reciprocidade e vingança.
PLANETA DOS ABUTRES – HBO Max
Nesta surreal série animada de ficção científica dos criadores Joseph Bennett e Charles Huettner, a tripulação sobrevivente de um cargueiro interestelar que se acidentou acaba ficando presa a um planeta estranho e belo, porém implacável. Nesse ambiente, eles precisam sobreviver para fugir ou serem resgatados.
Tudo que um fã de ficção científica pode querer. Bizarro, profundo e tocante. Uma experiência imaginativa impressionante para a biologia especulativa e entusiastas de exoplanetas. A mais grata surpresa do ano.
DOCTOR WHO – Disney Plus
Isto pode ser considerado uma trapaça, já que não sei se podemos dizer que houve uma temporada, mas sim um especial em 4 episódios. A série retrata as aventuras do Doutor, um alienígena da espécie fictícia de Senhores do Tempo do planeta Gallifrey que explora o universo em sua máquina capaz de viajar pelo espaço e pelo tempo, conhecida como TARDIS (Time and Relative Dimension in Space), cuja aparência exterior se assemelha a uma cabine de polícia.
No último arco, tivemos o retorno inesperado de David Tennant como o Doutor, que agora entra em uma busca para descobrir por que seu rosto antigo voltou e se isso não possui implicações para a vida de antigos amigos. Carregado de emoção para os fãs da série e apresentando uma nova fase da franquia para 2024, é excelente.
ENXAME – Prime Video
Uma sátira afiada do superfandom com um rosto humano real. Arrisco dizer que se você gostou da vibração cômica de “Atlanta“, provavelmente também gostará de enxame. Os dois programas têm muitos dos mesmos atributos, com a diferença sutil de que há aqui alguns assassinatos aqui e acolá.
Criada por Donald Glover e Janine Nabers, a produção se inspira em Beyoncé para narrar a obsessão de uma fã por uma diva pop. A série conta a história da jovem Dre (Dominique Fishback), que é levada para lugares sombrios e inesperados por conta da sua obsessão por uma estrela pop (Nirine S. Brown)
Não pergunte por mais nada, vá e descubra o resto da trama por si só.
LOKI: 2ª TEMPORADA – Disney Plus
O gênero de super-heróis já deu. Mas se você quiser ver uma única produção do tipo neste ano, a pedida é Loki. Não estaria aqui se não fosse melhor que a primeira temporada em todos os sentidos. Tudo que deu certo antes é mais bem acabado aqui.
Agora, na segunda temporada, Loki precisa lidar com os deslizes temporais que o fazem viajar involuntariamente entre o passado e o presente, consequência do caos deixado por Sylvie (Sophia Di Martino) no multiverso no final da primeira etapa da série. Tom Hiddleston encabeça o elenco estelar que ainda conta com Owen Wilson, Gugu Mbatha-Raw, Jonathan Majors e Ke Huy Quan.
SAMURAI DE OLHOS AZUIS – Netflix
O maior espetáculo visual em séries deste ano. Uma história maravilhosa sobre o nascimento de uma lenda, enquanto discute aspectos sobre deslocamento social e não pertencimento com uma sutileza ímpar.
Na trama, trilhando um caminho sangrento e sem volta, ela é conhecida anonimamente como Samurai, Mizu carrega uma habilidade única e misteriosa com sua espada. Sem um passado para lhe prender, Mizu prova ser capaz de qualquer coisa em honra da memória de sua família.
OS OUTROS – Globoplay
Mais uma produção brasileira que meio que poderia ser o “Treta” nacional. Por que está aqui? Por que é tão bom quanto a sua contraparte americana, mas dialoga diretamente com as aspirações e contradições da classe média brasileira. Vale a pena conferir.
A trama começa a se desenrolar quando os dois adolescentes vivem uma briga, resultado de episódios de bullying e violência, nos quais Rogério é o agressor. A partir disso, as duas famílias entram em choque e consequências terríveis e inesperadas passam a acontecer de forma extrema, destacando o pior que a intolerância, o ódio e o descontrole emocional têm a oferecer.
Repleto de estrelas do cenário nacional, a série conta com Adriana Esteves, Drica Moraes, Eduardo Sterblitch e Rodrigo Garcia.