CinemaNewsNovidades

‘Meu Tio José’ estreia no circuito independente em 14 capitais do Brasil

Escrito e dirigido por Ducca Rios, filme em formato de animação é baseado em fatos reais e promete mobilizar a crítica e o público, principalmente jovem, ao contar a história familiar de um ex-guerrilheiro assassinado na ditadura

 

O Longa “Meu Tio José”, animação baseada em fatos reais que conta a história familiar de um ex-guerrilheiro assassinado na ditadura, tem estreia nacional marcada para o dia 27 de outubro no circuito independente, em 14 capitais brasileiras: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Goiânia, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, João Pessoa, Teresina, Palmas, Manaus e Porto Alegre.

 

A animação conta com as vozes de atores consagrados como Wagner Moura, Tonico Pereira e Lorena Comparato, dando ainda mais vida aos personagens, e promete mobilizar a crítica e o público, principalmente jovem, a uma reflexão em meio ao cenário de eleições e polarização política no país.

 

Escrito e dirigido por Ducca Rios, com produção executiva de Maria Luiza Barros e distribuição no Brasil da Tucuman, o filme conta, sob o olhar de uma criança, Adonias, o assassinato de José Sebastião de Moura, tio de Ducca e membro do grupo de esquerda “Dissidência da Guanabara”, que participou do sequestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick, em 1969.

 História real

Historicamente, José permaneceu exilado durante dez anos, antes de retornar ao Brasil, onde foi morto em um crime com evidências fortes de motivação político-ideológica e que permanece sem solução. Na trama, o conflito principal se dá a partir de uma redação que Adonias tem que escrever na escola, mesmo dia em que seu tio sofre o atentado, em 1983, sendo depois levado ao hospital em estado grave. Daí em diante, Adonias tem que lidar com a tristeza de sua família, com as desavenças na escola e com a angústia de ter que cumprir a tarefa pedida pela professora.

Dubladores 

Nas vozes dos personagens, Wagner Moura representa José e ficou muito entusiasmado com o projeto. “Apoio, assino embaixo. Fico contente, ainda mais na linguagem que Ducca escolheu, a animação, pouco comum no cinema brasileiro”. Já Lorena Comparato empresta sua voz à professora Adriana, enquanto Tonico Pereira tem sua voz ligada ao diretor da escola.

A trilha sonora conta com cinco canções de Chico Buarque, com uma roupagem rock’n roll e em versões totalmente instrumentais: Roda Viva, Construção, Deus lhe pague, “O que será, porém”, e “Apesar de Você”, única com voz, interpretada por Lirinha, vocalista do Cordel do Fogo Encantado.

Confira o mapa das salas de cinema:

RIO DE JANEIRO
Cine Santa Espaço
Itaú Botafogo
Espaço Net Gávea
IMS Rio

VOLTA REDONDA
Cine Gacemss

NITERÓI
Cine Art Uff
SÃO PAULO
Cine Sesc
Espaço Itaú Augusta

Cine Bijou
Espaço Itaú Frei Caneca
Ims Paulista
Petra Belas Artes
Reserva Cultural

Cine Lt3

CAMPINAS
Galeria Campinas

RIBEIRÃO PRETO
Casa Belas Artes

SALVADOR
Saladearte Cine Paseo
Sala De Arte Cine Mam
Salade De Arte Cinema Museu
Cine Metha- Glauber Rocha
RECIFE
Cinema Da Fundação – Derby
Cinema Da Fundação- Museu

PORTO ALEGRE
Cine Grand Batel
Cinebancários
Cine Bourbon Coutry
Cinemateca Paulo De Amorim
Cine Passeio

JOÃO PESSOA
Cine Bangue
TERESINA
Cine Teresina

BRASÍLIA
Cine Cultura Liberty Mall
Espaço Itaú
Cine Brasília
GOIÂNIA
Cine Cultura
MACEIO
Cine Arte Pajuçara
MANAUS
Casarão Das Ideias
BELO HORIZONTE
Una Cinema Belas Artes
Cinema Do Centro Cultural Unimed – Bh Minas
PALMAS
Cine Cultura
FORTALEZA
Cine Dragão Do Mar

 

 

Karen Araki

Nerd baixinha sem tatoo, apaixonada e entusiasta da cultura pop, ama tanto cinema como livros, série e tv.