❝Monumentos Animados da Nerdice❞ | O Olho de Thundera e a Toca dos Gatos
ThunderCats: Hooooo!!! Com uma visão além do alcance, descubra os monumentos reais em que os produtores dos felinos mais famosos da TV se basearam.
[Visite os monumentos desta série:]
A Sala de Justiça dos Superamigos.
O Castelo de Grayskull de He-Man e She-Ra.
A série animada ThunderCats foi uma das mais longevas nos anos seminais da nerdice brasileira. O glamoroso Xou da Xuxa exibiu 100 episódios dos 130 produzidos do desenho, de 1986-1990 pela TV Globo. Em 1995 foi a TV Colosso que reprisou e em 1996 foi a vez da Warner Channel, pelo Cartoon Network na íntegra. Em 2001 o Bom Dia & Cia do SBT obteve o direito de exibição, até que em 2012 voltou a ser exibido novamente pelo SBT, no programa Sábado Animado. Qual o segredo da exitosa longevidade da telessérie? Foi, sem dúvida, o enredo, que tratava da sina de todo imigrante em terras estrangeiras, junto com o fato de os personagens não serem humanos, mas felinos, numa aproximação do recurso das fábulas.
Um thunderenredo
O enredo era o seguinte: dois planetas eram antigos inimigos, porém operando sob um pacto de não agressão; um era Plun-Darr, o outro era Thundera. Plun-Darr rompe o pacto numa conspiração para se apossar da Espada Justiceira, feita dum metal com propriedades místicas e científicas, invade Thundera, assassina seus líderes e extingue o planeta. Somente um pequeno grupo fugitivo escapa do atentado, resguardando a tal espada, viajando pelo espaço às escondidas e sem rumo, até que chegam a uma galáxia que tem por planeta habitável um que se chama “Terceiro Mundo” (uma alusão aos países de 3º mundo à época). O grupo era formado por seres felinos, Jaga, Panthro, Tygra, Cheetara, Lion-O, WilyKit, WilyKat e Snarf. Ali, constroem um monumento habitável, a Toca dos Gatos. O grupo perseguidor toma ciência do paradeiro da joia da Espada Justiceira – o Olho de Thundera – e ruma ao Terceiro Mundo também. É quando ambas as raças descobrem que nesse Terceiro Mundo habita uma criatura milenar que domina a morte e a feitiçaria, a múmia Mun-Ra.
A Toca dos Gatos
Ajudaram na construção da “Toca dos Gatos” os berbils, robôs com forma de coalas que vivem nas florestas do Terceiro Mundo (baseados nos ewoks de Star Wars, O Retorno de Jedi e nos da Caravana da Coragem). Foi Tygra quem projetou a Toca dos Gatos, incluindo todos os sistemas de computadores, redes elétricas e geradores de energia. Utilizou seus conhecimentos que vão desde arquitetura e engenharia até química e ciências biológicas. Fez dessa moradia não só uma lembrança do extinto planeta natal Thundera, como também uma fortaleza tecnológica. Panthro utilizou seu conhecimento em mecânica e tecnologia avançada para criar as redes de proteção como todo o armamento de proteção e deslocamento utilizado pelos ThunderCats armazenados em seus interiores.
E se você descobrisse que a Toca dos Gatos realmente existe?
Convém saber, antes de tudo, que a franquia ThunderCats possui fortes elementos da organização política do antigo império egípcio: Mun-Rá é um antigo faraó mumificado; os habitantes de Thundera são felinos, a maioria gatos, e os gatos eram sagrados no antigo Egito (além de sua dispersão pelo mundo ter vindo de lá); Jaga é um nobre rei, um espírito guia do grupo sobrevivente, se aproximando assim das divindades egípcias. É desse contexto que foram criados o Olho de Thundera e a Toca dos Gatos, todos monumentos baseados em monumentos arqueológicos egípcios.
O Olho de Thundera é a joia que fica circunscrita à Espada Justiceira de Lion-O que, unida ao metal mágico da arma, faz a espada crescer, confere zoom de longo alcance e torna seus golpes mortais. O Olho de Thundera é, na realidade, uma fusão dos amuletos de Udyat (o “Olho de Hórus”) com o de Per Bast (o “Olho de Gato”) da deusa Bastet.
A Toca dos Gatos, quartel-general dos ThunderCats, é o famoso monumento da Grande Esfinge de Gizé, no Nilo.
Agora que você sabe de onde vêm os monumentos de Thundera, que tal fazer uma viagem à monumental abertura do desenho dos ThunderCats, uma das mais empolgantes e bem elaboradas trilhas sonoras animadas já produzidas?
☛ Não perca o próximo monumento: o Santuário das 12 Casas dos Cavaleiros do Zodíaco.