Nintendo anuncia suporte ao Denuvo, sistema antipirataria preocupa fãs
Recentemente a conta oficial do Denuvo, o conhecido e intrusivo software antipirataria, realizou um anúncio da sua colaboração com a Nintendo: “Temos o prazer de anunciar que as nossas tecnologias de protecção topo de gama estão oficialmente disponíveis como middleware autorizado em o portal dos desenvolvedores da Nintendo.”
O que muda?
O termo middleware refere-se a um sistema de software que fornece funções e serviços em nuvem para aplicativos; Ele foi projetado para que os desenvolvedores e a equipe possam implementá-los com mais eficiência. Em teoria, o middleware permite conectar aplicativos, dados e usuários. Agora, o Denuvo é justamente um middleware, uma função ou um serviço em nuvem que nasceu como um sistema de proteção anti-adulteração que funciona como um sistema anti-cheat, e mais tarde se tornou um sistema anti-pirataria propriamente dito.
O sistema analisa os arquivos do jogo em tempo real para detectar qualquer tipo de manipulação que tenha sido executada no código, o que permite identificar usuários que trapacearam ou fizeram engenharia reversa do código.
O problema é que isso afeta o desempenho do próprio sistema porque precisa verificar constantemente seus arquivos internos. O efeito é tão forte que o diretor do TEKKEN 7 , Katsuhiro Harada, culpou Denuvo pelos problemas de desempenho da versão para PC. Isso não se limita ao Tekken: todos os jogos supostamente protegidos pelo Denuvo apresentam problemas de desempenho, baixas taxas de quadros e altos tempos de carregamento. Considerando-se que os jogos do Switch mal rodam em seu console nativo devido ao software antigo, isso pode se tornar um problema para jogadores e desenvolvedores.
O objetivo é que ao bloquear emulações não autorizadas no PC, os estúdios podem aumentar suas receitas durante a janela de lançamento do jogo, que é o período mais importante para a monetização. A proteção do emulador do Nintendo Switch garantirá que qualquer pessoa que queira jogar o jogo terá que comprar uma cópia legítima.
O risco, segundo apontam usuários na internet, é que isso pode prejudicar os jogadores no geral uma vez que poderia piorar o desempenho justamente destes jogos legítimos.
O que você pensa a respeito? Discuta nos comentários.