PlayStation Move vende quase o dobro do Kinect no Japão
Desde que a guerra dos controles de movimento começou, com Sony e Microsoft lançando seus periféricos de captação de movimento para competir com o Nintendo Wii, o PlayStation Move tem tido uma performance bem aquém do esperado, quase sempre perdendo feio para o Kinect. Mas não no Japão.
![]() |
Playstation Move em ação (Foto: Divulgação) |
A terra do sol nascente tem um histórico de rejeição, e por que não dizer um pouco de birra, com o console da Microsoft, colocando-o sempre nas posições mais vergonhosas nas listas de vendas japonesas, tendo vendas semanais atrás de qualquer console já produzido por mãos humanas.
Neste cenário, analisando os dados de vendas disponíveis para o ano de 2010, o periférico da Microsoft para o Xbox 360, Kinect, havia vendido 90 mil unidades no Japão, com o PlayStation Move da Sony para o PlayStation 3 vendendo 170 mil. Uma proporção de quase 2:1.
Com o Kinect tendo vendido já mais de 10 milhões no mundo todo, contando o ano de 2011, sendo os primeiros 8 milhões apenas nos dois primeiros meses, colocando médias de vantagem sobre o PlayStation Move de 5:1. No fundo esse cenário não pinta uma vitória da Sony, mas mostra uma derrota da Microsoft em mais uma tentativa de conquistar o público japonês.
Em defesa do público, não trata-se apenas de rejeição deliberada, pois o Xbox 360 realmente não visa muito o perfil de jogador japonês. Um bom exemplo é o local para jogar, sendo que o espaço requisitado para que o Kinect possa funcionar corretamente é maior do que você encontrará na maioria das compactas casas japonesas.
Via Edge