Arquivos

Qual seu número?

‘Qual o seu número?’ é o segundo livro da autora americana Karyn Bosnak, famoso pelo filme homônimo de 2011, estrelado por Anna Faris e Chris Evans.

Primeiramente, eu AMO este filme, então minhas expectativas sobre o livro eram altas. Agora que tiramos isto do caminho: ESQUEÇAM O FILME, a única coisa em comum entre os dois é o número de homens na lista da Darling mais velha, pois até o nome da nossa protagonista muda.

Bem, Delilah Darling (e não Ally) está passando por uma crise em sua vida após constatar que já teve relações sexuais com o dobro de homens comparada a média nacional. Ela tem quase 30 anos e já se relacionou com 19 rapazes. Quando lê uma matéria no jornal em que a média de homens para uma mulher é de 10,5, e que para as mulheres acima desta média, é quase impossível casar, fica desesperada para não aumentar o número. Confusa por sua criação católica, um limite auto imposto e uma demissão, ela parte em uma viagem de carro pela costa leste dos Estados Unidos em busca de seus ex-namorados que permanecem solteiros e heterossexuais. Claro, ela tem a ajuda de seu vizinho Colin, o barman que faz bicos como investigador particular, mas a maior parte do tempo, o contato entre os dois é limitado a ligações.

O que mais gostei no livro foi o tom leve da narrativa temperado pela sinceridade de Delilah consigo mesma. As situações inusitadas, os personagens tangíveis, os relacionamentos familiares, tudo contribui para que a história flua num ritmo gostoso de acompanhar. Ao contrário da Ally do filme, Delilah é uma mulher segura e de personalidade forte. Sua história não se resume a casos que terminam sem motivo, nem ela muda o tempo todo para agradar seus parceiros. Pelo filme, imaginamos alguém que simplesmente se molda a qualquer pessoa que encontre para tentar segurar o cara, o que não é o caso da personagem do livro. Quem nunca teve um namorado ruim? Um relacionamento unilateral? Quem nunca se viu em um relacionamento com uma pessoa bem diferente daquilo que era no início? Delilah é aquela pessoa que insiste. Tenta ajudar os parceiros, faz tudo para dar certo, mesmo sabendo, lá no fundo, que é um caso perdido.

Este não é um romance meloso e dramático, é uma história sobre relacionamentos, estar bem consigo mesma e fazer aquilo que acha necessário para estar em paz. Me identifiquei muito com o senso de humor de
sarcástico e sincero da autora. O tipo de piada que você ri de nervoso pensando no quão perto você está daquela situação. Recomendo a todos que apreciam histórias descontraídas e romances leves.

Título: Qual o seu número?

Autora: Karyn Bosnak

Editora Novo Conceito – 2011

414 páginas