Livros

Resenha|Profanos: Histórias de Terror e Mistério, de Orlando Rodrigues

Algo que já foi dito inúmeras vezes e que, infelizmente, ainda precisa ser repetido, é que brasileiros precisam ler mais brasileiros. Isso vale ainda mais para autores contemporâneos. Orlando Rodrigues é um autor goiano que publica contos focados em suspense e horror, recheados de diálogos com grandes nomes da literatura mundial. Seja ao citar Voltaire ou Stephen King, Rodrigues mostra que realizou o trabalho de ir beber nestas fontes conhecidas. Resta ao leitor atento retribuir e conhecer o produto destes diálogos.

Mais do que demonstrar o terror através de montros, fantasmas e outras criaturas -que de alguma forma estão sempre presentes-, o horror aqui é mais sutil, apropriado a atormentar as pessoas em primeiro lugar. Seja a obsessão pela morte, os limites da razão diante da própria imagem refletida no espelho ou o fantasma de um desejo que volta do passado, há muito nestes textos que dialogam com grandes formas de narrar o terror na literatura.

O maior mérito também causa alguns deslizes, capazes de nos tirar a imersão. O mais marcante para mim, foi uma gata chamada Lucrécia Bórgia, hilário e inteligente, mas pouco natural em uma história que até àquele momento tinha ares de um triller sofisticado. Em menor grau, acontecem em outros momentos ao longo dos oito contos, sem no entanto prejudicar a fruíção total da obra.

A fluídez da leitura é sua maior característica, podendo-se ler o livro em uma sentada, ou ainda um conto por vez, sem maiores pretensões. Não há um fio condutor que conduza todas as histórias, salvo que todas refletem medos e angustias bastante comuns e conemporâneas, ao que o lietor atento poderá compreender através de uma breve reflexão.

Por fim, a narrativa deste livro independente certamente é capaz de envolver o leitor em uma atmosfera de suspense, explorando a dualidade entre o bem e o mal de forma intrigante. Mesmo que com pequenos passos em falso, em diferentes momentos, a escrita desperta sensações intensas, capturando a atenção do público que acompanha a leitura interessado no que acontecerá no final. Com uma presenção intelectual marcante o autor surge como um narrador antológico, transmitindo uma proximidade notável. Se fosse apenas isso, essa habilidade em criar essa sensação de proximidade já mereceria destaque destaque.

Sobre o autor:

O escritor Orlando Rodrigues é Administrador, com especialização em recursos humanos e mestre em educação, com mais de 40 anos de atividade profissional nessas áreas. É coach, palestrante, professor, consultor e escritor com textos publicados nas áreas de ficção e não ficção. É neoacadêmico da NALAP – Núcleo de Artes e Letras de Portugal e AMBA – Academia Mineira de Belas Artes, com várias premiações. Seu gênero preferido é o de terror, mas escreve também romances policiais destacando-se a trilogia O fio da meada, cujos capítulos, distribuídos em série a partir do livro 2, encontram-se na Amazon no formato ebook. O livro 1 da trilogia encontra-se disponível também no formato impresso e o livro 2, formato impresso, está em fase de diagramação.

Profanos: Histórias de Terror e Mistério” pode ser encontrado na Amazon