Review Evento Cyberpunk para além dos games

POST FEITO EM PARCERIA COM A @PAMSNOWSTAGE

No dia 26/05/2022 aconteceu o encontro online Cyberpunk 2077 promovido pela WGSN, Warner Bros. Games e CD PROJEKT RED onde foi apresentado um Estudo inédito mostrando os reflexos da cultura cyberpunk nos movimentos culturais do entretenimento e consumo virtual.

 

Durante a primeira parte do evento assistimos a apresentação do estudo sobre os 8 movimentos que determinam os comportamentos digitais atuais da sociedade.

O lançamento de Cyberpunk 2077, jogo desenvolvido pela CD PROJEKT RED e distribuído pela Warner Bros. Games, resgatou o diálogo sobre essa dinâmica digital que evolui mais a cada dia. 

1. Coleções de grandes marcas digitalizadas: 

A moda digital está em alta, assim como lançamento de coleções para uso no mundo virtual. Com a sustentabilidade se tornando mais um fator-chave no comportamento do consumidor, o digital está mudando o fast-fashion.

 

2. Influencers digitais: 

Marcas e até mesmo órgãos governamentais usam influenciadores como embaixadores para promover o produto, impulsionar a cultura e compartilhar mensagens críticas.

 

3. Filtros e identidades virtuais:

Artistas musicais do mundo real estão desenvolvendo réplicas digitais para estrelar seus videoclipes, enquanto profissionais criativos especializados em 3D estão criando seus gêmeos digitais para mostrar novas possibilidades aos seguidores. De forma que criam uma nova interação entre pessoas, através dos seus avatares.

 

4. Experiências musicais interativas:

Muitos artistas nos dois últimos anos fizeram eventos online dando origem a formatos inovadores e caminhos para monetização em longo prazo. Trazendo inovações como o controle total do usuário sobre a narrativa de videoclipes, o uso da tecnologia de reconhecimento facial e experiências gamificadas.

 

5. O ativismo phygital:

Uma série de iniciativas digitais estão se consolidando em conjunto com protestos físicos, para criar mudanças duradouras no mundo real. Aqueles que se engajam no ativismo digital são mais propensos a agir, e a forma como uma causa atua online é uma conexão de como ela é tratada na vida off-line.

 

6. O impacto das NFT’s:

Ainda presente de maneira insípida, o efervescente mercado dos Non-FungibleTokens promete mudar a forma como nos relacionados com a distribuição e controle de artes digitais. Se tornando uma nova forma de comercializar o digital.

 

7. Digi-destinos gamificados:

O distanciamento nos forçou a procurar por novos meios de interação e locomoção, que migraram em grande peso para o virtual, e desestabilizaram a conexão com o físico. As marcas estão lançando destinos digitais para fãs por meio de novos aplicativos, nas redes sociais ou diretamente em seus sites próprios. Games como Roblox e Fortnite tem contribuído para trazer eventos com destinos digitais dentro das suas realidades.

 

8.  A estética do futuro descolonizado:

Cada vez mais disseminado e reconhecido como uma forma de retratar as narrativas de grupos minorizados e marginalizados, o conceito de descolonização trata de mudar o eixo narrativo para privilegiar histórias que foram convenientemente deixadas de lado, dando voz a estes grupos. Esse movimento vem se aproximando da estética futurista.

Na segunda parte do evento tivemos uma reapresentação de Cyberpunk 2077,  passando pelas referências da criação de Night City, palco da história dos personagens. Foram apresentadas os diversos tipos de personalizações presentes no game, que fazem a experiência de cada jogador única.

Em 2022 o jogo recebeu o patch 1.5 e uma atualização disponível para consoles da nova geração chamada de Next Gen. Update, onde foi possível conferir seu trailer.

Para saber mais, acesse o site oficial de Cyberpunk 2077.

 

Sobre Cyberpunk 2077

 

Cyberpunk 2077 é um RPG de mundo aberto baseado em narrativas que se passa na metrópole mais vibrante e perigosa do futuro — Night City. O jogo segue a história de V, um mercenário em ascensão em um mundo de guerreiros de rua com aprimoramentos cibernéticos, trilha-redes experientes em tecnologia e hackers corporativos. Apresentando o conceito de escolhas e consequências marcantes da CD PROJEKT RED, os jogadores enfrentarão decisões difíceis que afetam todo o jogo. Vencedor de mais de 200 prêmios, Cyberpunk 2077 se passa no universo do sistema RPG clássico de papel e caneta, Cyberpunk 2020.

Nerd baixinha sem tatoo, apaixonada e entusiasta da cultura pop, ama tanto cinema como livros, série e tv.

You don't have permission to register