Rotten Tomatoes – o maior portal de avaliações do cinema e da TV

Caro leitor, você que gosta de filmes e séries em algum momento já deve ter ouvido falar ou ter visto o site do Rotten Tomatoes para ver a avaliação dos filmes que você quer ver, ou se aquela série vale a pena… Pois então hoje, falaremos sobre esse site de avaliação tão temido: o Rotten Tomatoes!

Por que Rotten Tomatoes?

Rotten Tomatoes  em outras palavras Tomates Podres vem de um antigo hábito do público em jogar tomates quando não gostavam das atuações dos artistas fazendo com que eles saíssem as pressas do palco.

Antes de mais nada Senh Duong criou em 1998 o  Rotten Tomatoes como um hobby. Tudo começou por causa do ator Jackie Chan da qual Duong era super fã, ele começou a coletar todos os comentários sobre os filmes de Jackie nos cinemas dos EUA . O objetivo dele era que as pessoas tivessem acesso a críticas de uma variedade de críticos nos EUA ao mesmo tempo que o público também pudesse dar sua avaliação.

Your Friends & Neighbors (Seus amigos, seus vizinhos) foi o primeiro filme a ser postado. O boom veio já na primeira semana do lançamento do site, após  menções no Yahoo! USA Today e Netscape e com isso o sucesso também.

O cobiçado Certificado Fresh

O  Rotten Tomatoes possui 3 selos de avaliação os tomatometers ( termômetros de tomates ) e avaliação de audiência são eles:

 Rotten  vai de 0-59% é considerado o pior selo de aprovação

  Fresh Filmes com uma aprovação de 60% ou mais que não atendem aos requisitos para o selo “Certified Fresh”

  Certified Fresh Os filmes de lançamento amplo precisam ter uma aprovação de pelo menos 75% ou mais para ganhar o certificado fresh

Seja como for o selo Certified Fresh não permanece se a porcentagem de avaliações cair. Para receber o selo é preciso ter pelo menos aprovação de 5 TOP críticos além de pelo menos 80 críticas favoráveis. Do mesmo modo os lançamentos limitados precisam de no mínimo 40 críticas favoráveis e 5 TOP críticos para terem o selo.

Os filmes com melhores avaliações tem grandes chances de indicações/prêmios as principais premiações e os piores podem ser incluídos no  famigerado prêmio Framboesa de Ouro.

Golden Tomatoes Awards

Então em 2000, o Rotten Tomatoes anunciou o prêmio RT Awards  logo depois trocado para o nome de Golden Tomatoes Awards para os filmes mais bem avaliados do ano de acordo com as avaliações deles.  As duas principais categorias são os de lançamento mundial e de lançamento limitado. As versões limitadas são definidas como abertura em 500 ou menos cinemas no lançamento inicial

O hobby virou um negócio lucrativo

Enfim o sucesso cada vez maior fez com que muitas empresas ficassem interessadas pelo Rotten Tomatoes. A IGN Entertainment comprou o em 2004 por valor não divulgado. A partir de 2005 o Rotten Tomatoes começou a fazer parte da FOX I. Media. Nesse meio tempo a IGN vende o Rotten Tomatoes (2010) para a Flixter que faz parte do grupo Warner Bros. Por fim em 2016 70% dos direitos do Rotten Tomatoes foram adquiridos pelo grupo Comcast com o nome de Fandangos. Os outros 30% continuam com a Warner Bros. Até hoje não  se sabe os valores dessas negociações. Rotten Tomatoes é Fresh.

Karen Araki
Karen é uma nerd baixinha sem tatoo, apaixonada e entusiasta da cultura pop, ama tanto cinema como livros, série e tv.