Top 13 | Bonecos Mal Assombrados da Vida Real
Há brinquedos que não foram feitos para brincadeiras. Nesta sexta-feira 13, se tiver coragem de ler, veja 13 deles!
Automatonofobia é o nome do medo de bonecos, marionetes, estátuas, animações e tudo aquilo que imita um ser humano. Pedofobia, é o medo de bonecas. Pupafobia é o medo específico de bonecos de ventriloquismo. Apesar de fobias bastante semelhantes, aqueles que sofrem de automatonofobia, pedofobia ou pupafobia provavelmente sentem este medo devido a algum evento traumático, como ficar trancado num quarto escuro ou ter algum pesadelo com algum brinquedo assustador.
Para além das questões psíquicas, a História registra que muitos bonecos serviram-se de receptáculos a forças desconhecidas pela ciência e que algumas vezes redundou num mal. A lista apresentada aqui recupera a memória de alguns desses casos. Se você sente alguma das fobias citadas, a leitura não é recomendada.
1. Annabelle
A boneca do tipo Raggedy Ann é o mais famoso e o primeiro caso a ser cientificamente estudado. O caso revelou que a força desconhecida não “possuía” a boneca, e sim a instrumentalizava. De todo modo, foi comprovada a atuação de energia sobrenatural sobre a boneca, que foi comprada numa Hobby Store nos anos 1970 por uma mãe a sua filha. A boneca hoje é guardada num museu particular.
2. Boneco Robert
O segundo caso com registro é o boneco marinheiro Robert, que inspirou a franquia de filmes de Chuck, o Brinquedo Assassino. O boneco também é guardado em um museu da Flórida. Conta que uma empregada doméstica praticante de vodu, ressentida pela demissão, buscou vingar-se dos patrões no filho deles, dando um boneco de palha amaldiçoado para ele. O brinquedo foi o pivô da loucura do garoto depois de adulto.
https://youtu.be/XoieTdqMAPs
3. Okiku
Outro brinquedo assombrado famoso. A boneca foi comprada no Japão em 1918 por um garoto de 17 anos como um presente a sua irmã de 2 anos. No ano seguinte a menina faleceu e a família colocou a boneca em um altar doméstico e passou a orar todos os dias em memória da filha. O cabelo da boneca passou a crescer, este fato foi visto como um sinal de que o espírito inquieto da menina se refugiou na boneca. Okiku também está conservada em museu japonês.
4. A boneca de porcelana Caroline
Dessa boneca se gerou a conhecida lenda urbana da boneca de porcelana, segundo a lenda, adquirida por uma menina de rua que dormia à porta duma fábrica de brinquedos. O conto verídico fala duma boneca de porcelana adquirida em uma antiga loja em Massachusetts, EUA, a partir daí, sem paz para os donos da loja que solicitaram investigação paranormal sobre as esquisitices associadas à boneca, como ruídos, sussurros e portas a bater.
5. Palhaço Melindroso

As muitas histórias tenebrosas envolvendo a figura de palhaço fomentaram ao menos duas coisas: a fobia de certas crianças por palhaços, e bonecos de palhaços revestidos duma áurea sombria. No Brasil, tudo começara com o jornal NP (“Notícias Populares” 1963- 2001) ao veicular a série verídica “Crimes que Abalaram o Mundo”, publicada em 1990, sobre um assassino em série chamado Palhaço Pogo (John Wayne Gacy, 1942–1994) que trucidou crianças nos EUA nos anos 1970. Depois, a associação feita entre o palhaço Fofão e Chuck, o Brinquedo Assassino; a repetição, nos anos 1990, da cena do boneco-palhaço no filme “Poltergeist” (1982); a popularidade e a insanidade do palhaço Coringa, inimigo de Batman, em “Batman – O Filme” (1989); a lenda urbana da “Kombi do Palhaço” (segundo a qual um palhaço de Osasco/SP raptava crianças para vender seus órgãos); o curta francês de Patrick Boivin, “O Palhaço” (1995); os vários contos legendários que se seguiram com bonecos-palhaços sombrios.
6. Yvette, a Demente
Trata-se duma boneca para terapia de pessoas com transtorno de personalidade ou de demência, confeccionada pela artista plástica Françoise Duvivier. Várias pessoas de boa saúde mental que tiveram contato visual com a boneca relataram se sentir mal, ter pesadelos. Recentemente uma notícia vem correndo a internet sobre a boneca: ela teria sido feita com pele humana.
7. Letta Cigano
Dizem que este boneco foi feito há 200 anos por um cigano romeno que o construiu para seu filho afogado, pois seu povo acreditava que o espírito humano poderia se transferir para o boneco. Desde então fatos inusitados tem acontecido próximo ao brinquedo. Dizem que as pessoas sentem uma súbita onda de tristeza na presença de Letta, objetos caem das paredes e parece que ele seria capaz de aparecer em locais diferentes dos quais foi deixado, como se tivesse vida própria.
8. Joliet
10. Peggy
A história dessa boneca inicia no ano de 1991, quando ela foi doada a um museu na Inglaterra. A antiga proprietária advertiu o pessoal do museu sobre sua crença de que a boneca era assombrada, pois dizia que assim que ela a comprou ouvia insistentemente o som de um bebê chorando, mas quando ela seguia o choro só conseguira encontrar Mandy no quarto. A origem da boneca é um mistério! Alguns acreditam que Mandy contém o espírito aprisionado de uma menina que morreu enquanto estava com o brinquedo no colo e que, ainda hoje, se sente muito sozinha. Para amenizar sua solidão o pessoal do museu costuma deixar um brinquedo, como uma ovelha de pelúcia, junto a Mandy para lhe fazer companhia, porém talvez ela prefira a presença dos vivos, pois um relato diz que em uma certa manhã os funcionários disseram ter encontrado misteriosamente a ovelha fora da caixa de vidro onde estava armazenada com a boneca para exposição.
13. Xuxa, Fofão e Ganha Nenê
Bônus track
Propagandas bizarras-II: Baby Laugh (Remco), 1970