troca-troca via @garotasnerds
O escambo era utilizado antes da invenção da moeda. Bens eram trocados por outros bens, numa troca que não envolvia dinheiro. No Brasil, esse troca-troca tomou proporções históricas por conta dos índios e da exploração da sua mão-de-obra. Os colonizadores lhes ofereciam itens
Nos EUA e na Europa, essa é uma prática comum e incentivada por muitas grandes cadeias de lojas. Grande parte da receita da gigante Gamestop advém de jogos usados que são trocados pelos usuários. Se eu terminei um game e desejo devolvê-lo para loja, eu posso fazê-lo e ainda ganhar um desconto enorme na compra de outro usado ou novo. É claro que nesses modelos de negócio de varejo há dinheiro envolvido, então não se configura um escambo per se, mas é importante dizer como o negócio de troca e de usados já é enorme fora do Brasil. É claro que essa prática não é lá muito bem vista pelas empresas de jogos, né? Afinal, eles querem mais é vender jogo novo e não que um mesmo exemplar passe de mão em mão…
Aqui no Brasil, acho que o melhor exemplo a ser citado é o TrocaJogo.
Esta é uma espécie de rede social que visa justamente aproximar pessoas que querem trocar seus jogos. Você cria seu perfil e cadastra os jogos que você tem e gostaria de trocar e cria uma lista de desejos. O usuário pode ver se há alguém oferecendo um game que ele quer, entrar no perfil dessa pessoa, e ver se ela deseja algo que ele tem. Assim configura-se um cenário ótimo para troca. Por exemplo, vamos supor que eu cadastro o jogo LA Noire na minha lista de desejos e tenho vontade de me desfazer da minha cópia de Bioshock 2. Olhando o mapa, descubro que há alguém perto de mim que deseja se livrar de uma cópia de LA Noire. Entrando no perfil dessa pessoa, vejo que Bioshock 2 é um dos itens da sua lista de desejos. Entro em contato com ela para acertar a troca. Pronto, simples assim.
Outra coisa bem legal que está para acontecer no cenário brasileiro é o Game Swap Day. Esse evento, organizado por gamers do Rio de Janeiro, terá sua primeira edição agora dia 15 de outubro. Infelizmente, foi algo pensado apenas para a cidade do Rio mas, se for um sucesso, pode tomar proporções maiores, talvez nacionais, e também servir de inspiração para que jogadores de outras cidades e estados organizem um evento parecido.
A proposta é bem simples: quem morar no Rio (ou estiver de passagem com seus jogos debaixo do braço), só tem que aparecer no sábado, dia 15/10, em Ipanema, na Praça General Osório. Levem todos os jogos que desejam trocar. Chegando lá, vários outros gamers estarão presentes com seus respectivos títulos para troca. E assim, está decretada a sessão de escambo de games!
Para quem quiser saber mais sobre o evento, é só acessar o link que coloquei acima, da página deles do Facebook. Lá os organizadores estão tirando dúvidas do pessoal e os gamers que já confirmaram presença estão listando os títulos que irão levar. Já dá para alinhavar uma troca pelo mural, hein! Os jogadores já sugeriram outras trocas nerds, como HQs, livros de rpg, etc. Ou seja: leve tudo de nerd que você queira trocar! Para os que forem, eu estarei lá!