Ler receitas em tablets pode ser uma experiência tão boa quanto nos guias em papel, mas pode ser incômodo trocar de páginas quando você estiver com a mão molhada ou suja de comida. Se esse é um incomodo constante na sua vida, já está disponível na App Store desde a segunda-feira (2) o MagicReader, um app que usa a câmera frontal do iPad para permitir que você comande sua leitura por gestos.

Basta mover a cabeça para folhear as páginas no MagicReader (Foto: Divulgação)Basta mover a cabeça para folhear as páginas no
MagicReader (Foto: Divulgação)

O app funciona de maneira simples: o usuário move a cabeça para a esquerda ou direita, de acordo com a mudança de página que você desejar. Para fazer a troca, ele exige uma rotação de pelo menos 45º para reconhecer o gesto. Além disso, há um indicativo na parte superior do programa que mostra se o rosto da pessoa consegue ser identificado pela câmera (duas estrelas, quando azul, sinalizam o reconhecimento).
Em condições ruins de iluminação ou total escuridão, a lente dianteira do iPad poderá ser incapaz de enxergar algo, tornando o app inutil. No entanto, é perfeitamente possível desligar o recurso a qualquer momento ao tocar no botão em forma de estrela azul, no canto superior direito da tela. Assim, ele vira apenas um leitor normal.
Outra boa implementação do MagicReader é a possibilidade de folhear rapidamente entre várias páginas ao pressionar a lateral da tela, como se pegando várias páginas ao mesmo tempo para encontrar rapidamente uma específica. A desenvolvedora GimmiQ garante também que ele é um rápido leitor de livros digitais – em nossos testes, os resultados em um iPad 2 foram bem semelhantes aos do iBooks, da própria Apple.

Compatível com arquivos em PDF e Zip, além de imagens em JPG, PNG, GIF, TIFF e BMP, o aplicativo é uma boa solução para ler scans facilmente encontradas pela internet. A GimmiQ promete suportar mais extensões em futuras atualizações (esperamos que, ao menos, o EPUB esteja entre elas), bem como um modo paisagem, seleção de livros com gestos e outros métodos de experiência de leitura sem o toque na tela.
Além disso, a empresa avisa: a primeira geração do iPad até roda o programa, mas não consegue implementar o reconhecimento de gestos por não ter uma câmera frontal. Outro alerta dado por eles é para “não tentar virar sua cabeça muito rápido, evitando lesões no pescoço. Se você sofrer torcicolos ou dor de cabeça, minimize o uso da função”.
O MagicReader é gratuito na App Store.

COMPARTILHAR
Posts anteriorA evolução do líder: o novo iPad 3
Próximo PostLEGO Batman 2 vai ser lançado no Brasil com legendas em português
Faustino Neto- O Nerd Tatuado Editor geral, editor de vídeo, fundadorOcupação: Empresário, blogueiro , youtuber, social mídia, fotógrafo, colecionador. Base de operações: Arapiraca/Alagoas Ações Nerd: Livros, Games, RPG, HQ, cinema, STAR WARS, colecionáveis, fotos , tatuagem, Simpsons, breanking bad, Game of thrones e outras series Poderes mutantes: Ter lag quando estou conversando Viaja sem sair do lugar