Home

MagicReader: leia livros no iPad sem precisar tocar na tela

Ler receitas em tablets pode ser uma experiência tão boa quanto nos guias em papel, mas pode ser incômodo trocar de páginas quando você estiver com a mão molhada ou suja de comida. Se esse é um incomodo constante na sua vida, já está disponível na App Store desde a segunda-feira (2) o MagicReader, um app que usa a câmera frontal do iPad para permitir que você comande sua leitura por gestos.

Basta mover a cabeça para folhear as páginas no MagicReader (Foto: Divulgação)Basta mover a cabeça para folhear as páginas no
MagicReader (Foto: Divulgação)

O app funciona de maneira simples: o usuário move a cabeça para a esquerda ou direita, de acordo com a mudança de página que você desejar. Para fazer a troca, ele exige uma rotação de pelo menos 45º para reconhecer o gesto. Além disso, há um indicativo na parte superior do programa que mostra se o rosto da pessoa consegue ser identificado pela câmera (duas estrelas, quando azul, sinalizam o reconhecimento).
Em condições ruins de iluminação ou total escuridão, a lente dianteira do iPad poderá ser incapaz de enxergar algo, tornando o app inutil. No entanto, é perfeitamente possível desligar o recurso a qualquer momento ao tocar no botão em forma de estrela azul, no canto superior direito da tela. Assim, ele vira apenas um leitor normal.
Outra boa implementação do MagicReader é a possibilidade de folhear rapidamente entre várias páginas ao pressionar a lateral da tela, como se pegando várias páginas ao mesmo tempo para encontrar rapidamente uma específica. A desenvolvedora GimmiQ garante também que ele é um rápido leitor de livros digitais – em nossos testes, os resultados em um iPad 2 foram bem semelhantes aos do iBooks, da própria Apple.

Compatível com arquivos em PDF e Zip, além de imagens em JPG, PNG, GIF, TIFF e BMP, o aplicativo é uma boa solução para ler scans facilmente encontradas pela internet. A GimmiQ promete suportar mais extensões em futuras atualizações (esperamos que, ao menos, o EPUB esteja entre elas), bem como um modo paisagem, seleção de livros com gestos e outros métodos de experiência de leitura sem o toque na tela.
Além disso, a empresa avisa: a primeira geração do iPad até roda o programa, mas não consegue implementar o reconhecimento de gestos por não ter uma câmera frontal. Outro alerta dado por eles é para “não tentar virar sua cabeça muito rápido, evitando lesões no pescoço. Se você sofrer torcicolos ou dor de cabeça, minimize o uso da função”.
O MagicReader é gratuito na App Store.

Nerd Tatuado

Faustino Neto- O Nerd Tatuado Editor geral, editor de vídeo, fundador Ocupação: Empresário, blogueiro , youtuber, social mídia, fotógrafo, colecionador. Base de operações: Arapiraca/Alagoas Ações Nerd: Livros, Games, RPG, HQ, cinema, STAR WARS, colecionáveis, fotos , tatuagem, Simpsons, breanking bad, Game of thrones e outras series Poderes mutantes: Ter lag quando estou conversando Viaja sem sair do lugar