Nerd e Geek: entenda as definições e diferenças
O mercado geek está movimentando cerca de R$ 20 milhões ao ano. Os números são realmente impressionantes. No entanto, mesmo com esse poder, muitas pessoas ainda confundem os conceitos entre nerd e geek. Por isso, explicaremos as características de cada um para que você entenda como eles se comportam e quais são os seus principais desejos. Acompanhe!
Conceitos
Uma pessoa viciada em tecnologia, computador e internet é conhecida como um geek. Já o nerd é apaixonado por assuntos científicos e tecnológicos, além de ter prazer nos estudos. Ele é inteligente e, em grande parte dos casos, é mais isolado socialmente.
A subcultura geek está relacionada com um estilo de vida no qual as pessoas se interessam por todos os assuntos em que a tecnologia e eletrônica são colocadas como destaque. Além disso, eles costumam ter interesse por filmes de ficção científica (Star Wars, Star Trek e outros), por jogos eletrônicos e jogos de tabuleiro.
Características do geek
Na cultura geek, é possível encontrar indivíduos com várias características. Existem aqueles que são fãs de games, ou seja, sabem tudo sobre os novos lançamentos e os consoles que estão mais em alta no mercado. Eles têm o hábito de utilizar camisetas que remetem aos seus personagens favoritos.
Já os fãs de computadores são aqueles que dependem dos melhores computadores e equipamentos do mercado. Eles dão preferência para os modelos que contém os recursos gráficos e processamentos mais desejados do segmento.
É possível ter contato ainda com os fãs de animes e mangás. Eles gostam de se caracterizar com os seus personagens preferidos não só em eventos de cosplay, mas também no dia a dia. Geralmente, eles entendem todos os assuntos que estão relacionados a anime ou mangá.
Em São Paulo, por exemplo, no bairro Liberdade, é possível ver diversos tipos de geek, inclusive, pessoas caracterizadas. É um ótimo lugar para se sentir parte desse grupo.
Características do nerd
O conhecimento sempre foi a principal característica de qualquer nerd. Não importa se o assunto é ciência, matemática ou cultura pop. Ele tem o desejo de entender todos os detalhes que envolvem aquele universo.
Para se ter uma ideia, ao ler uma história do Homem-Aranha, ele busca descobrir todos os detalhes que podem influenciar no percurso da história. O consumo de informação não é feito de qualquer forma. É fundamental entender o motivo pelo qual as coisas ocorrem no mundo.
Outra característica bastante comum entre os nerds é que eles tratam os personagens fictícios como se eles existem na sociedade.
Calma! Eles não acreditam que o Superman acenou no final de um filme ou que o Huck vai interagir com eles por meio de uma card.
O conhecimento que os nerds têm sobre cada personagem faz com eles consigam prever qual é ação que um determinado personagem fará diante de um determinado problema.
Diferenças entre nerd e geek
A aceitação social e a forma como a sociedade analisa os geeks e nerds são bastante diferentes. O primeiro, geralmente, mais admirado, pois está ligado às últimas tendências tecnológicas e são apaixonados por todas as atividades desse segmento.
Já o nerd é classificado de uma forma mais depreciativa e jocosa. Por ser muito dedicado aos estudos, ele é mais solitário e tem dificuldades para interagir com as outras pessoas.
O mercado geek e Nerd não são uma tendência. É uma realidade que promete ganhar força nos próximos meses. Por isso, vale a pena conhecer mais detalhes dessa área e, quem sabe, iniciar um estabelecimento voltado para esse tipo de público.
Empresas como Redd Brindes personalizados contém diversos produtos que podem ser personalizados de acordo com os personagens preferidos do público. É uma forma bastante interessante de conseguir um diferencial competitivo no mercado.
Após descobrir as principais diferenças entre geek e nerd, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas interessantes sobre esse mercado.