Air: A história por traz do logo, vale a pena?
Air: A história por trás do logo
(O filme que possui todos os discursos motivacionais certos)
Sinopse: AIR: A História Por Trás do Logo é baseada na incrível história real do chefe da marca esportiva e de calçados Nike, Sonny Vaccaro (Matt Damon), e do fundador da Nike, Phil Knight (Ben Affleck). Ambos estão tentando tornar a marca uma das mais famosas do mundo, e escrever seus nomes na história. A dupla então tenta fazer com que a lenda do basquete Michael Jordan endosse seus produtos, ainda na década de 1980. O filme acompanha os esforços incansáveis dos dois membros da Nike para alcançar seus sonhos. E o que era só uma aposta, revolucionou o mundo dos esportes e da cultura contemporânea.
Não é apenas um tênis.
Air: A história por trás do logo tinha tudo para ser só mais uma história de superação cheia de discursos motivacionais de heteros tops e acabar no esquecimento como um fiasco, ainda mais considerando o elenco que possui e isso seria uma lástima.
Mas como toda boa história cativante ela tem que nos levar de um lugar para outro, certo? E aqui somos colocados na pele de muitas pessoas desde Michael Jordan até o Sonny (Matt Damon) personagem esse de Damon que ele parece estar interpretando com muito conforto e gosto, pois em muitos momentos você o vê vivendo a cena de forma intensa como se a carreira dele também dependesse daquilo.
Air tem uma narrativa cativante e um roteiro que possui todos os discursos motivacionais certos, em pequenos diálogos simples até o grande momento do filme entre Sonny e Jordan, aliás, faz falta não ser o Jordan interpretando o próprio? Não!
O Filme se sustenta bem sem ele e apenas os flashs de sua carreira toda já são os suficientes para suprir sua presença gigantesca e isso é deixado bem claro no filme, o tamanho do maior astro da NBA de todos os tempos. Affleck e sua direção usa seu elenco recheado para abusar do humor, de forma sempre agradável beirando o arriscado e perder a verdadeira mensagem do filme, mas isso não ocorre.
Esse tipo de filme é daqueles que você sai da sala achando que tudo é possível e que as vezes só o que se é necessário é arriscar mais, claro que ter sorte ajuda, mas tem haver com seus sentidos entenderem a hora daquilo dar certo, a trama roda fácil com sua duração e você não fica saturado ou entediado em momento algum, você é apenas levado para mais fundo daquilo desejando que tudo certo mesmo que você saiba que dará.
Pegada forte, principalmente nos diálogos entre Viola Davis (Deloris Jordan) e Matt Damon (Sonny) e uma proposta que sussurra em seu ouvido dizendo para ficar que por mais que você saiba o final ele tem mais o que lhe mostrar.
O longa consegue ser para todos, os Skinheads, os fãs de basquete, fãs do Jordan e até para aqueles que querem ver um filme e sair de lá com o animo revigorado após ver tantos personagens tentando algo que as vezes parece que não estamos no pique para tentar que é o ´´tentar fazer dar certo“. Air: A história por trás do logo segue uma linha tênue e arriscada entre comédia e seriedade mas que seu diretor (SIM) Bem Affleck consegue deixar essa linha firme para ninguém bambear, transformando o filme em uma bela emoção apenas por contar a história de pessoas que acharam que jamais seriam lembradas pelos seus feitos.