ANBERNIC RG34XX – TODO GBA DEVERIA SER ASSIM, OU SERÁ QUE NÃO?
Escrito por parceiro convidado
Leandro do Rodaliso Retrogames
Compre seu aparelho aqui!
Já faz praticamente 3 semanas que estou com o meu RG34XX e hoje vamos ver alguns pontos importantes sobre esse pequeno notável.
Lançado pela Anbernic aos 45 minutos de encerrar 2024, completando assim o nono dispositivo de emulação portátil que carrega características semelhantes aos seus irmãos mais velhos, ou seja, mais um aparelho com o Chipset Allwinner H700 processador quad-core ARM Cortex-A53, frequência de 1,5GHz e com 1Gb de RAM.
Mas o fato que o difere dos outros é o alto apelo nostálgico, assim como o RG35XXSPque é uma verdadeira réplica do GBA SP original, o RG34XX é uma, vamos dizer assim, homenagem ao GBA original.
IGUAIS EM TUDO? SÓ QUE NÃO
Não é pelo fato de ser bem parecido que ambos portáteis são idênticos, a grande vantagem do RG34XX é que ele além de emular o GBA, ainda consegue emular mais de 30 consoles, que variam do Atari ao PSP e de quebra alguns jogos de PC (via portmaster) e jogos da Steam usando o Moonlight.
Outra grande vantagem em comparação ao GBA original é a conectividade, ele possui Wifi 2.4/5G, para suas partidas online, ou ativar suas retroconquistas; Bluetooth 4.5 para conectar controles sem fio caso queira jogar com mais amigos e também possui entrada mini HDMI para conectar na TV, e que em conjunto com controles sem fio torna o pequeno portátil em um console de mesa para uma verdadeira diversão em família.
Além disso o RG34XX conta uma tela IPS de 3,4 polegadas, com resolução de 720×480 pixels que é 3x maior do que a do GBA original que é uma tela LCD de 2,9 polegadas. E aí temos grande vantagem por parte do RG34XX por ser uma tela que com cores vibrantes ( principalmente nos jogos de GBA) diferente do GBA que não possui retroiluminação.
Em termos de bateria de um lado temos o GBA alimentado por pilhas AA que de acordo com a BigN sua duração média é de 15 horas (dependendo muito do uso) e do outro lado temos o RG34XX com uma bateria de lítio de 3500mhA que nos dá uma duração de 7 horas de jogo, dependendo do uso.
Eu não tenho um GBA original para comparar ambos, mas eu posso dizer do tempo que estive jogando com o RG34XX e ele é super econômico além de possuir a funções como o modo suspensão que você pode definir quando não estiver usando o aparelho desliga a tela e fica em stand by fazendo com que o consumo de bateria seja mínimo.
Falando em construção, design e ergonomia, vemos a nostalgia em cada curva do aparelho, o design foi feito com muita qualidade e é notável a semelhança entre o original e o emulador portátil. E ao mesmo tempo vemos as diferenças, por exemplo:
No GBA original temos o direcional em cruz, o Dpad, os botões Start e Select e do lado direito temos apenas os botões B e A;
Já no RG34XX também tempos o direciona, start, select e também os botões B e A mas o bônus aqui é que acrescentaram os botões Y e X de uma forma um tanto disfarçada dependendo da cor do aparelho, no caso da cor clássica, o indigo (roxinho) os botões Y e X ficam quase camuflados na carcaça, já nas cores transparentes como o verde e vermelho os botões são da mesma cor da carcaça só que desta vez você consegue ver as letras Y e X escritas no fundo dos botões, não deixa de ser um charme a parte.
Na parte superior do aparelho temos acesso aos botões de gatilhos L1 e R1, o botão de Reset, as entradas Tipo C para carregamento e conexão OTG, entrada mini HDMI e botão de Menu, indo um pouco mais
atrás, espaço que no GBA original seria o local de introduzir o cartucho do jogo, no RG34XXfoi adicionado os gatilhos L2 e R2 (não são os locais mais confortáveis mas cumprem sua função) além das entradas para cartões micro SD, que são 2 uma delas é para o sistema e a outra para o cartão com jogos que suporta expansão para até 512Gb.
Na parte inferior temos o botão Power para ligar e também ativar o modo suspensão do aparelho, além da entrada para fone de ouvido e mais um adereço nostálgico que é a rodinha de volume, mas não é precisamente uma rodinha, você pressiona ela e ela funciona como um botão mesmo e inclinando para esquerda vc diminui o volume e inclinando para direita você aumenta o volume, mas não deixa de ser algo muito legal.
Em termos de conforto ele atende bem, claro que se você tiver mãos de gigante comas minhas pode ser um pouco desconfortável jogar por muitas horas, mas em um tempo mediano ele tem o seu conforto, além de vir na caixa uma cordinha pra deixar preso ao pulso no mesmo estilo dos anos 90, assim evitandodo aparelho cair sem querer.
Compre seu aparelho aqui!
E QUANTO A PERFORMANCE NOS JOGOS?
É aqui que vemos a grande diferença, pois o RG34XX por ser um aparelho de emulação, nos permite emular muito mais sistemas do que o próprio GBA que só dá pra jogar jogos do próprio console. No RG34XX você vai conseguir jogar muitos sistemas dentre eles os mais conhecidos como GameBoy, Game Boy Color, Nes, Snes, Master System, Mega Drive, jogos de fliperama, Playstation1, N64, Saturn,PSP, agora onde ele brilha mesmo é emulando os jogos do GBA, pois a resolução de tela é perfeita pra ele, e pelo fato da Anbernic já mandar o aparelho com um sistema um tanto simples mas muito funcional, ainda vem configurado com filtros de tela que dá a sensação de estar jogando em um aparelho original da Nintendo.
Grande maioria dos sistemas vão rodar super bem nesse pequeno, inclusive jogos do psp que podem ser os mais pesados, eu mesmo zerei o jogo “God of War: Chains of Olympus” no rg34xx, a experiência foi boa, mas devo confessar que senti falta de um analógico, mas mesmo sem ele é só você pressionar o botão power uma vez durante os jogos do psp que o Dpad se torna um analógico e você consegue jogar normalmente, mas confesso que tive dificuldades para realizar alguns movimentos durante o jogo, inclusive usei o velho truque de colocar o dedão sobre a barra da camiseta kkkk super nostálgico né.
PONTOS NEGATIVOS
O preço pode ser uma desvantagem se comparado aos seus irmãos mais velhos, não vale a pena pois existem modelos da série XX que oferecem uma experiência melhor, além do preço ser mais em conta; Não ter um analógico, eu sei que a proposta dele é a nostalgia e a semelhança como GBA original, mas seria um ponto extra do portátil;
PONTOS POSITIVOS
Resolução da tela é 3:2 com maior aproveitamento de tela;
Consegue emular os jogos GBA com pixels perfeitos;
Possui consumo equilibrado de bateria;
É perfeito para plataformas que não utiliza analógico. PARA
PARA QUEM EU NÃO RECOMENDO O RG34XX?
Enfim se a sua intenção de compra do RG34XX é para jogar PSP então eu não recomendo;
Para você que já tem algum portátil da série XX, então não valeria a pena o upgrade, ou downgrade né;
PARA QUEM EU RECOMENDO O RG34XX?
Para você que está iniciando no mundo da emulação e não é tão exigente;
Para você que de repente é um colecionador de consoles portáteis de emulação;
Mas principalmente eu recomendo para você que quer focar exatamente na proposta do aparelho, ou seja, jogar os jogos do GBA, então ele é perfeito para você.
Enfim o RG34XX é um ótimo aparelho que une a tecnologia e nostalgia, e para os amantes do GBA original pode ser sim uma ótima opção, já que um GBA original é muito mais caro não é mesmo. Espero que tenha ajudado a clarear as suas ideias quanto ao RG34XX, eu vou ficando por aqui e até a próxima!