Curiosidades de Titanic no Oscar
Em 1997, os cinemas do mundo todo receberam Titanic, o ambicioso longa-metragem do diretor James Cameron. Estrelado por Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, o filme contava a história de amor de Jack Dawson e Rose Dewitt Bukater em meio à primeira e única viagem do navio RMS Titanic no ano de 1912.
O drama com final trágico, com o pano de fundo de uma catástrofe real e um espetáculo de efeitos visuais inédito para a época, causou um marketing viral que dificilmente será repetido na história do cinema. Todos foram ver Titanic!
O filme gerou recordes no Oscar, a começar pela veterana e saudosa Gloria Stuart, a atriz que interpreta Rose idosa foi a pessoa mais velha a concorrer a um Oscar. Aos 87 anos, ela foi indicada ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante.
Titanic é o filme que mais ganhou Oscars na história da premiação, empatado com Ben-Hur (1959) e O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei (2003) – cada um com onze estatuetas.
Por outro lado, também foi a produção com mais vitórias no Oscar a não levar para casa nenhuma das estatuetas de atuação. Embora as atrizes tenham sido indicadas, nenhuma delas venceu. E DiCaprio sequer ganhou a indicação, algo que gerou polêmica na época, que partiu do próprio ator a decisão de não ir na cerimônia, começando ali uma jornada de indiferenças com a academia nos próximos anos, até finalmente ser consagrado com o prêmio pelo filme O Regresso.