Incêndio atinge unidade da Cinemateca Brasileira em São Paulo
O cinema brasileiro anoiteceu com uma notícia muito triste. A Cinemateca Brasileira foi atingida por um incêndio, que possa ter destruído boa parte do seu acervo de originais deixado lá por produtores e alunos de cinema.
Localizado na Vila Leopoldina, Zona Oeste de São Paulo, o imóvel de 9,5 mil m² teve o galpão de arquivo comprometido – uma área de cerca de 1 mil m². Ao todo, 70 bombeiros e dezoito viaturas estão no local.
De acordo com as fontes, o fogo começou em uma sala de acervo histórico de filmes, no primeiro andar.
Há alguns anos, a Cinemateca vêm sofrendo com descaso dos governos… O atual afetou o órgão cortando a verba do museu! Ele está com uma dívida de mais 13 milhões, sendo que isso não deveria acontecer, já que ele é o maior museu do audiovisual e do cinema da América do Sul e é administrada pelo Ministério do Turismo.
Confira abaixo algumas imagens do ocorrido:
Essa tragédia vêm sendo anunciada por funcionários desde 2019, pois o desgoverno não liga para a cultura e ainda deixa boa parte dos nossos filmes queimarem.
Além do descaso total com as vidas na pandemia, ele vêm fazendo na surdina a exclusão de livros que acham que são “subversivos” removendo eles do acervo da Fundação Palmares.
Segundo o site notaterapia, Sérgio Camargo fez uma série de ameaças em relação ao seu próprio acervo e história.
Sabemos que esse governo atual está com descaso com a nossa cultura, fora que até o momento só cartas marcadas conseguiram receber verba da Lei Rouanet. Muitos artistas com projetos aprovados na Ancine ou na própria lei Rouanet tem um ano e pouco sem receber a verba dos seus projetos aprovados; ficando assim, sem poder produzir ou fomentar o mercado do audiovisual no Brasil.
Até o momento não sabemos o quantitativo de obras atingidas nesse incêndio, mas a internet está chocada com o que aconteceu graças ao Governo federal.