Indicados ao Oscar de melhor filme – 2023 Os Banshees de Inisherin
Cenários belíssimos, ótimas atuações e uma história contada no mesmo ritmo lento em que caminha a vida dos habitantes da ilha fictícia que serve de cenário ao filme dão o tom da comédia dramática Os Banshees de Inisherin do cineasta Martin McDonagh e que chega forte à corrida do Óscar concorrendo em 9 categorias (Filme, direção, ator, 2 indicações para ator coadjuvante, atriz coadjuvante, roteiro original, trilha sonora e montagem).
O longa acompanha a história dos amigos de longa data Pádraic (Collin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson) num momento em que Colm, de forma inesperada, resolve interromper a amizade entre eles ao alegar que a companhia de Pádraic nada acrescentava em sua vida. Com isso, Pádraic, que recusa-se a perder o amigo, esforça-se para reatar a amizade com o apoio de sua irmã super protetora Siobhán (Kerry Condon) e do problemático jovem Dominic (Barry Keoghan).
O grande problema dessa história aparentemente simples e de fácil solução é que Colm revela-se cada vez mais determinado a não reatar a amizade com seu ex-amigo e a insistência de Pádraic nesse propósito leva Colm a entregar um ultimato desesperado, que leva a relação de ambos a extremos totalmente imprevisíveis.
A vida pacata na pequena ilha é tão desprovida de um propósito maior, e seus habitantes estão tão condicionados à mesmice que Siobhán, possivelmente a única personagem de Inisherin no perfeito uso de suas faculdades mentais, decide deixar o povoado para levar uma nova vida na cidade, mesmo sem se dar conta das consequências que sua ausência trariam à vida de seu irmão Pádraic.
O ponto mais curioso do longa é a percepção de que todos os problemas de relacionamento vivenciados pelos personagens poderia ter sido resolvido com uma conversa franca e objetiva entre os interessados, mas como os habitantes da ilha possuem uma considerável limitação intelectual a via do diálogo fica tão comprometida que as únicas opções encontradas para colocarem pra fora as suas frustrações são a automutilação, o dano ao patrimônio alheio e até mesmo o suicídio.
Banshees de Inisheri é uma comédia dramática que trata das dificuldades inerentes às relações humanas, um filme que se utiliza de uma roupagem teatral para abordar temas relevantes como solidão, amizade, ausência e luto, trazendo como resultado uma fábula monótona com belíssimos cenários.
Ao final do filme, em uma bela cena na praia, os protagonistas e ex-amigos encontram-se e mesmo com tanto a dizer, depois de todas as perdas sofridas por ambos, ainda não conseguem colocar em palavras aquilo que sentem, levando o expectador a crer na máxima de que algumas coisas nunca mudam e de que os habitantes de Inisherin estão fadados a viverem em uma ilha remota, longe da civilização mas principalmente isolados em si mesmos.