resenha

Resenha – Batman Ego e outras histórias

Lançado como uma celebração da obra de Darwyn Cooke, que faleceu em 2016, “Batman Ego e Outras histórias” mostra uma forma otimista de celebrar o personagem, mesmo que com temas pesados.

A arte de Darwyn Cooke possui um estilo único que se destaca de outros artistas de quadrinhos de sua geração. Com personagens estilizados, belo uso de lineart e um uso inteligente das cores, sempre parece estar trazendo para o universo das comics americanas mais do que a tradição dos super heróis.

Batman Ego

Batman Ego

Mesmo que seja mais conhecido pela série “DC: A Nova Fronteira”, uma obra máxima que se contrapõe e complementa a visão pessimista que os fãs celebram em “Watchmen”, nesta história podemos ver talvez uma das melhores interpretações do homem morcego.

Primeiro, o acerto é notável pela escolha de se mergulhar na faceta do que o Batman representa enquanto personagem. Na trama, Depois de pegar um dos bandidos do Coringa e revelar seu paradeiro, por medo de ser delatado, o bandido comete suicídio na frente de Batman. Devido ao choque, Bruce Wayne tem um conflito interno com Batman. Isso mesmo que você leu.

Assim, como pretensão, esta história responde a uma pergunta que qualquer fã já se viu questionando: e se Batman e Bruce Wayne pudessem discutir sobre suas decisões? Batman é um alter ego de Bruce ou vice-versa? O Batman mostrado nesta história é um herói com sofrimento e impaciência que se debate com seu próprio ego vigilante frustrado.

Dessa forma há uma discussão poderosa sobre o papel do vigilante, não é por menos que esta história tenha sido usada como preparação para a jornada entre a “vingança” e a “esperança” no mais recente filme com Robert Pattinson.

As outras Histórias

O que faço aqui agora é um crime. Pois verdadeiramente, cada uma das história presentes no encadernado mereciam uma análise à parte. Mas fica a opção, caso vocês queiram e comentem no post para leituras mais apuradas de cada uma delas (quem sabe em vídeo no youtube? Vocês que mandam).

Se por um lado algumas delas parecem menores, por retratarem pequenos contos de capa e collant, cada uma delas oferecer perspectivas sobre o Batman e outros personagem de sua galeria que mostram como os trabalhos em que Cooke se envolveu sempre compreenderam muito bem as várias essências e a tragetória do Batman ao longo do tempo.

Em especial, a trama solo do Mulher Gato que está presente nesse conjunto de quadrinhos é uma das construções definitivas da personagem.

Considerando que Cooke possui uma vasta experiência em animação, a narrativa visual aqui muitas vezes supera a narrativa escrita. Portanto, há histórias inteiras sendo contadas em painéis únicos. Demonstrando uma percepção fantástica para o movimento dos quadrinhos, seu estilo inspirado na Era de Prata certamente evoca a sensação de quadrinhos antigos. Algumas vezes até mesmo nos fazem lembrar de queridos desenhos animados.

Relançado no Brasil em 2021 pela Panini, é uma ótima oportunidade de ser conhecido pelo público geral neste ano.

Batman Ego e Outras histórias (2017)

por Darwyn Cooke e Jimmy Palmiotti

Editora ‏ : ‎ Panini; 1ª edição (12 maio 2021)

Idioma ‏ : ‎ Português

Capa dura ‏ : ‎ 232 páginas

Compre aqui