Arquivos

Viúva Negra estreia batendo recordes

Com o avanço da vacinação nos Estados Unidos e uma boa estratégia de lançamentos alinhados ao streaming, Viúva Negra se mostra um grande acerto da Disney/Marvel e apresenta mudanças no paradigma do cinema.

De tempos em tempos, surge uma coqueluche nas produções audiovisuais que promete mudar a insdústria. Muitas vezes são apenas modas passageiras ou um adicional de luxo que logo se torna só uma ferramenta de mercado. Todos nós nos lembramos dos óculos 3D tradicionais.

Sempre há também os profetas do apocalipse, que a cada inovação tecnológica decretam o fim da sua antecessora.

Mas algumas coisas realmente tem o poder de interferir na dinâmica dos cinemas. O vídeo deu margens ao sucesso das locadoras por anos e os DVDs popularizaram o colecionismo como nunca antes. Com o streaming, o mercado mudou. E parece que é uma boa notícia para as produtoras.

viúva negra

Estreia de sucesso no fim de semana

Antes mesmo do lançamento de Viúva Negra, a Disney subiu sua expectativa de abertura para mais de 100 milhões de dólares. Era arriscado, mas ao mesmo tempo uma proposta histórica. Arriscado pois a pandemia ainda não acabou, e os números de vendas de ingressos ainda estão se equilibrando no mercado americano. Histórico pois não faz muito tempo, os executivos não apostavam em um filme solo de super-heroína.

O filme de despedida de Natasha Romanoff somou incríveis 80 milhões no mercado doméstico, sendo a maior estreia desde que a pandemia começou. Não apenas, segundo números divulgados pelo Disney Plus, o aluguel antecipado do filme na plataforma rendeu outros 60 milhões de dólares.

Esses dois números, somados à renda internacional de 78 milhões de dólares, coloca do filme na confortável marca de  215 milhões de dólares.

O futuro do cinema no Streaming

Quem já viu o último longa da Marvel (já leu nossa crítica?) sabe que o final e em especial a cena pós créditos aponta uma integração enorme entre as telas grandes e a telinha das casas do público, demonstrando que a Disney está pisando fundo na integração entre as mídias para contar uma grande história.

Se toda essa estrutura dedicada vai se mostrar sustentável no médio e longo prazo, só o tempo dirá. Então me conte de você, o que acha dessa nova forma de fazer cinema? Deise nos comentários.

Veja o trailer de Viúva Negra